Eventos da Informática
Qua, 07 de Novembro de 2012 10:02

7ª Semana da Informática e 3ª Gintec envolvem a participação de 300 alunos

Promover uma semana de intensas atividades voltadas para estimular o conhecimento e o espírito esportivo. Com esse objetivo, o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho iniciou na última segunda-feira, 5 de novembro, a 7ª Semana da Informática e a 3ª Gincana Tecnológica (Gintec). A cerimônia de abertura foi realizada no ginásio poliesportivo, onde estiveram presentes o diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues; a diretora de Desenvolvimento Educacional, Valéria de Rezende Pereira; a coordenadora-geral de Ensino, Sandra Helena Miranda; a coordenadora dos cursos Técnicos em Informática Integrado e Subsequente, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; o coordenador do curso de Ciência da Computação, Gustavo José da Silva; e o chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, Geraldo Russo Filho.

Neste ano, participam cerca de 300 alunos e os professores dos cursos da área de TI. Uma extensa programação de oficinas e palestras ocorre desde a manhã de segunda-feira e segue até a sexta, dia 9. “A base deste evento é a integração entre todos os alunos e a humanização dentro da informática”, afirmou o diretor Luiz Carlos, durante a cerimônia de abertura. Já o professor Gustavo José lembrou que os cursos têm conseguido melhorias a cada ano e que a realização da Semana da Informática é uma forma de comemorar essas conquistas.

A professora Aracele destacou a programação de oficinas e palestras, como a do “Mercado de Trabalho em TI e o Perfil do Profissional”, ministrada por Luís Flávio da Silva, do Setor de Parcerias Educacionais da IBM. Na quarta-feira, 7, o professor Wilson Magela Gonçalves, chefe do Laboratório de Incubação da UFLA, falará sobre “Inovação Tecnológica no Brasil: Tendências e Perspectivas”. Já na quinta, é a vez do representante da empresa Webgoal, Matheus Haddad, falar sobre “Introdução aos Métodos Ágeis”. No mesmo dia, o professor da Unesp Bauru, Renê Pegoraro, ministra a palestra “Futebol de Robôs e a Modalidade IEEE Very Small no Brasil”.

A solenidade de abertura foi marcada também pela animação das quatro equipes que disputam a Gintec: Insight (Técnico em Informática Integrado em Ensino Médio); Worms (Técnico em Informática Integrado em Ensino Médio); Niutec (Técnico em Informática Subsequente); e #Fail (Ciência da Computação). Cada uma delas inovou com camisas personalizadas, fantasias e instrumentos musicais.

A disputa foi aberta oficialmente com as partidas do futsal (masculino e feminino), realizadas logo após a cerimônia de abertura, também no ginásio poliesportivo. Até o final da semana, as seguintes provas serão realizadas:

- Torcida: envolve apresentação da camiseta, organização, presença dos integrantes, animação, limpeza do ambiente.

- Arrecadação de leite e equipamentos eletrônicos (computadores): cada equipe deverá arrecadar 100 caixas de leite e de um a três computadores para o Projeto Lixo Digital.

- Divulgação: as equipes devem divulgar o evento nos meios de comunicação.

- Enigma: será proposto um enigma no site.

- Provas relâmpago: a qualquer momento, podem ser lançadas provas relâmpago.

- Vídeo: as equipes deverão produzir um vídeo de apresentação conforme as regras.

- Site: as equipes deverão produzir um site de seu grupo conforme as regras.

- "Jogo de Computador".

Texto e fotos: Joarle Magalhães