Inscrições até 08/11
Ter, 06 de Novembro de 2012 09:36

IFSULDEMINAS encerra inscrições do Vestibular 2013 nesta quinta, 08/11

Termina nesta quinta-feira, 8 de novembro, o prazo de inscrições para o Vestibular 2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Neste processo seletivo, são oferecidas 2.375 vagas em cursos técnicos e superiores nos câmpus Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e nos polos Alterosa, Capetinga e Guaxupé. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, clicar no menu “inscrição”, selecionar o câmpus onde pretende estudar, escolher o curso e seguir as instruções do sistema.

O edital é o maior já aberto pelo IFSULDEMINAS. São 60 cursos em diferentes modalidades de ensino (Ensino Médio Integrado ao Técnico, Técnico Subsequente, Técnico Concomitante, Especialização Técnica, Programa de Educação de Jovens e Adultos, Graduação – Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado). Os candidatos podem optar por cursos técnicos como Agropecuária, Informática, Alimentos, Enfermagem, Edificações, Produção de Moda, Eletrotécnica, Comunicação Visual, Segurança do Trabalho entre outros; e cursos superiores como Engenharia Agronômica, Tecnologia em Cafeicultura, Educação Física, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental.

No ato de inscrição, é preciso ficar atento à etapa que envolve o sistema de cotas. Neste Vestibular, 50% das vagas foram reservadas para candidatos beneficiados pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Conforme a legislação, metade das vagas oferecidas em instituições federais devem ser destinadas a estudantes de escolas públicas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e também a candidatos que tenham feito todo o ensino fundamental e médio na rede pública.

Outra etapa importante é o pagamento da taxa de inscrição. Somente após a quitação do valor, a inscrição é efetuada. Para os cursos de nível técnico, a taxa é R$ 25 e para os cursos superiores, R$ 50. O pagamento deve ser realizado nas agências bancárias. Para aqueles que têm dificuldade em acessar a internet, a secretaria escolar do câmpus onde o curso é oferecido disponibiliza computador para realizar a inscrição. As provas estão marcadas para domingo, 2 de dezembro.

Os candidatos dos cursos técnicos farão exames de Língua Portuguesa, Matemática e Redação; já os dos cursos superiores farão testes de Redação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Para os cursos PROEJA do Câmpus Muzambinho e polo Guaxupé, a seleção será por sorteio público, também no dia 2.

O resultado final do Vestibular 2013/1º semestre é previsto para ser divulgado a partir de 10 de janeiro. A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) recomenda que todos os candidatos leiam atentamente o edital e os respectivos manuais referentes a cada câmpus. Esses documentos estão disponíveis no endereço www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Texto: Joarle Magalhães