Mostra de Robótica
Qua, 17 de Outubro de 2012 16:28

Aluno do Campus Muzambinho participa de Mostra Nacional de Robótica em Fortaleza

robo01O Grupo de Pesquisa e Extensão em Robótica Educacional, que iniciou as atividades em 2011, no Laboratório de Eletrônica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, foi contemplado com apoio para passagem e hospedagem na Mostra Nacional de Robótica 2012, que acontece em Fortaleza, entre os dias 17 e 21 de Outubro. No evento, o grupo apresentará o trabalho “Desenvolvimento de um braço manipulador robótico”, desenvolvido pelo aluno Otávio Megda, ex-bolsista BIC Júnior e aluno do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sob orientação do professor Heber Moreira e apoio da professora Aracele Garcia. Em todo o Brasil, cerca de 40 projetos foram contemplados com o auxílio para apresentação de trabalhos.

A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um braço manipulador simples, controlado por meio do Arduíno, capaz de movimentar peças para posições definidas pelo utilizador, através do uso de potenciômetros, ou de forma automática, fazendo repetições de posições preestabelecidas. A submissão para este evento consistiu na construção de um artigo científico, com relatos de experiência, e o desenvolvimento de um vídeo, demonstrando o funcionamento do projeto e o testes realizados.

De acordo com a professora Aracele, o trabalho serve de modelo para a elaboração de outras pesquisas mais avançadas e, principalmente, contribui para o desenvolvimento e o avanço da área de robótica e de áreas relacionadas à engenharia de controle e automação dentro do IFSULDEMINAS.

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como artes, humanidades, ciências e inovação, além das áreas técnicas. O evento caracteriza-se ainda por sua linguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico. Podem inscrever trabalhos todos os alunos do ensino fundamental, médio, técnico ou superior, bem como pós-graduandos ou pesquisadores. A MNR premia anualmente os melhores trabalhos virtuais e presenciais de diferentes formas.

Mais informações sobre a MNR podem ser obtidas no http://www.mnr.org.br/. Os alunos interessados em contribuir, neste momento, como voluntários do projeto, podem procurar os professores Heber ou Aracele.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Aracele Garcia