Vestibular 2013 - 1º semestre
Seg, 01 de Outubro de 2012 10:18

IFSULDEMINAS adota sistema de cotas no Vestibular 2013

Processo Seletivo oferece 2.375 vagas em cursos técnicos e superiores. Inscrições pela internet entre 1º/10 e 08/11

Acesse o site do Vestibular para se inscrever

Manuais do Candidato

Isenção da Taxa de Inscrição

Alinhado com a política do Governo Federal de democratização do acesso ao ensino público de qualidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) começa a adotar, já em seu Processo Seletivo/Vestibular do 1º semestre de 2013, o sistema de cotas que reserva 50% de vagas para candidatos beneficiados pela Lei 12.711. Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 29 de agosto de 2012, a nova legislação determina que metade das vagas oferecidas em instituições federais sejam destinadas a estudantes de escolas públicas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e também a candidatos que tenham feito todo o ensino fundamental e médio na rede pública.

Neste Vestibular, o IFSULDEMINAS oferece 2.375 vagas em cursos técnicos e superiores presenciais. Com a mudança, 50% das vagas passam a ser preenchidas pelo sistema de cotas, atendendo por inteiro a exigência da recente legislação. Para o pró-reitor de Ensino, professor Marcelo Simão da Rosa, a adoção de vagas por ação afirmativa visa à superação das desigualdades sociais e das distorções históricas do país. “O ensino público da educação superior é notavelmente ocupado por aqueles que prestaram a educação básica no ensino privado. Vejo que a Lei tem um papel fundamental, por um tempo determinado, até por isso já há uma data máxima para sua aplicação inicial, para que as desigualdades e distorções sejam corrigidas”, comenta.

“Entretanto, é relevante também que o governo priorize a educação básica, desde os primeiros anos do ensino infantil. Estamos entre os primeiros países em relação ao aumento de investimento na educação, mas muito aquém daquilo que é almejado para um país que destaca a educação como um de seus pilares”, completa o pró-reitor.

Além disso, 5% do total de vagas continuam reservadas a candidatos com alguma necessidade especial comprovada.

Cursos oferecidos

O edital deste Processo Seletivo é o maior já aberto pelo IFSULDEMINAS. São oferecidas oportunidades de formação profissional nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alterosa, Capetinga e Guaxupé. No total, são 60 cursos em diferentes modalidades (Ensino Médio Integrado ao Técnico, Técnico Subsequente, Técnico Concomitante, Especialização Técnica, Programa de Educação de Jovens e Adultos, Graduação – Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado).

Os candidatos poderão optar por cursos técnicos como Agropecuária, Informática, Alimentos, Enfermagem, Edificações, Produção de Moda, Eletrotécnica, Comunicação Visual, Segurança do Trabalho entre outros; e cursos superiores como Engenharia Agronômica, Tecnologia em Cafeicultura, Educação Física, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Inscrições

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular entre o dia 1º de outubro e 8 de novembro, clicar no link de inscrições, selecionar o campus onde deseja se inscrever, escolher o curso pretendido, preencher os dados solicitados e o questionário socioeconômico. Para os cursos de nível técnico, a taxa de inscrição é de R$ 25 e para os cursos superiores, de R$ 50. A inscrição será efetuada após o pagamento do valor nas agências bancárias. Para aqueles que têm dificuldade em acessar a internet, a secretaria escolar do campus onde o curso é oferecido disponibilizará o computador para o candidato realizar a inscrição. Pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser realizados até 15 de outubro.

As provas estão marcadas para 2 de dezembro. Para os cursos técnicos e especialização técnica, haverá exames de Língua Portuguesa, Matemática e Redação; já os cursos superiores fazem testes de Redação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Para os cursos PROEJA do Campus Muzambinho e Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, a seleção será por sorteio público.

O resultado final do Vestibular 2013/1º semestre é previsto para ser divulgado a partir de 10 de janeiro. A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) recomenda que todos os candidatos leiam atentamente o edital e os respectivos manuais referentes a cada campus.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS