Crea-MG em Muzambinho
Qua, 19 de Setembro de 2012 13:09

Instituto Federal passa a contar com escritório local do Crea-MG

Por meio de uma parceria inédita com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho passará a contar com um escritório local de representação do órgão. A implantação da unidade foi oficializada na noite da última terça-feira, 18 de setembro, durante solenidade realizada no auditório do Prédio Pedagógico (H). Na ocasião, o engenheiro civil Pedro Augusto de Mello foi designado como inspetor-adjunto do Crea-MG em Muzambinho.

A cerimônia contou com a participação de representantes do Crea-MG. Estiveram no Instituto Federal Sul de Minas o presidente do conselho, Jobson Nogueira de Andrade; a inspetora chefe de Poços de Caldas, Carmem Greice Renda; e o inspetor tesoureiro de Poços de Caldas, José Maria de Assis. Também participou o diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues. “O campus irá ganhar muito com a vinda do Crea. Tenho certeza que nosso currículo escolar será enriquecido por meio dessa parceria”, declarou.

Já o presidente do órgão, Jobson Andrade, disse que o Conselho busca ampliar a sua presença no Estado e que o Campus Muzambinho foi uma das instituições que abriu as portas para essa oportunidade. “Atualmente, são 60 as inspetorias em um Estado com 853 municípios. Temos que chegar mais próximo do profissional”, afirmou. Ele defendeu a participação ativa dos profissionais técnicos nas discussões acerca do desenvolvimento dos municípios e do campo a partir da autoridade técnica da engenharia como uma peça fundamental na criação de novos projetos e de avanços das cidades.

Durante a solenidade, foi assinado o ato de designação do inspetor-adjunto Pedro Augusto de Melo, que ficará responsável pelo escritório local até dezembro de 2014. A unidade ficará vinculada à inspetoria do Crea-MG de Poços de Caldas. O ato de inauguração oficial também foi realizado com o descerramento da placa. A sala do escritório deverá ficar pronta dentro de 30 dias e funcionará no Prédio Pedagógico do Campus Muzambinho.

Conforme Pedro Melo, o escritório irá facilitar o registro dos alunos recém-formados de cursos como Engenharia Agronômica, Técnico em Edificações e Técnico em Segurança do Trabalho. A intenção é fornecer o registro para os novos profissionais já no ato de formatura. Atualmente, esse registro é emitido, em média, dentro de um prazo de 60 dias. Egressos de outras instituições da região, públicas e privadas, poderão solicitar o registro em Muzambinho.

O escritório vai oferecer também, entre outros serviços, o registro de empresas, emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), certidões, taxas e formulários, esclarecer dúvidas e procedimentos, além de fiscalizar o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico.

“Pretendemos intensificar ainda mais esse ambiente de valorização da profissão. Acreditamos que a presença do Conselho na cidade vai integrar a categoria e aproximar os estudantes, já que o escritório vai funcionar dentro do Instituto Federal, de onde saem os futuros profissionais”, declarou o inspetor-adjunto.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS