Memorial do IFSULDEMINAS
Qui, 06 de Setembro de 2012 11:04

Comissão é formada para resgatar a história do Instituto Federal

Recuperar e discutir a história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Estes são os objetivos da Comissão do Memorial do IFSULDEMINAS. Fruto de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, a comissão, que é composta por servidores designados pelos diretores de cada campus, se reuniu, pela primeira vez, em Muzambinho, no dia 5 de setembro. Professores de história, artes, geografia e técnico-administrativos da Reitoria e dos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho participaram do encontro.

Na ocasião, os servidores trocaram experiências sobre as ações de resgate do patrimônio histórico e cultural desenvolvidas em cada campus. Durante os debates, foi possível perceber que o envolvimento de professores, de alunos e da direção é fundamental para o prosseguimento dos trabalhos. Ao final do encontro, foi elaborado um documento para ser entregue, em forma de projeto, à Pró-Reitoria de Extensão com as demandas e problemas levantados pelo grupo. Entre as reivindicações, encontra-se a necessidade de se adotar uma política institucional de descarte de documentos e materiais antigos, além de técnicos administrativos, móveis e salas para a implantação de museus.

Para Livia Carolina Vieira, técnica em assuntos educacionais da Reitoria, a primeira reunião da Comissão do Memorial foi positiva, “pois não ficou só no discurso”. “Nós procuramos traçar um plano de ações, que agora vai resultar em documentos para a conservação de nosso acervo”, afirmou. O professor de história do Campus Muzambinho, Tarcísio de Souza Gaspar, acredita que a iniciativa “além da preservação do patrimônio histórico e cultural, vai permitir a formação de núcleos de pesquisa, envolvendo alunos, professores e comunidade”.

Davidson de Oliveira Rodrigues, professor de História do Campus Machado, também enxerga as ações futuras de pesquisa que podem ser desenvolvidas. Para ele, “apesar das ações de cada campus estarem em diferentes níveis de desenvolvimento, há uma tendência em unificar os esforços e os resultados.” A representante do Campus Inconfidentes, Melissa Salaro Bresci, professora de História da Educação, também está otimista. Na visão dela, a reunião foi produtiva uma vez que “alguns passos necessários foram dados para iniciar o processo de recuperação da história do Instituto”.

Texto: Daniel Aroni/ Comunicação IFSULDEMINAS