Congresso em Ribeirão
Seg, 06 de Agosto de 2012 11:03

Alunos da Biologia apresentam trabalhos no 10º Encontro sobre Abelhas

abelha ribeiraoDocentes, técnico-administrativos e discentes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho participaram, entre 25 e 28 de agosto, do 10º Encontro sobre Abelhas, realizado em Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, dois trabalhos de alunos do curso de Ciências Biológicas foram selecionados para apresentação em formato de pôster.

Os estudantes Marcos Antônio Reis Farias e Josiane Aparecida de Carvalho apresentaram os trabalhos com os respectivos títulos “Comunidade de Abelhas Nativas (Hyminoptera, Apoidea) em Fragmentos de Mata Atlântica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho” e “Características Físico Químicas do Mel Produzido por Colônias de Melipona Quadrifasciata Recebendo Suplementos Alimentares”.

O 10° Encontro sobre Abelhas é realizado desde 1994. Neste ano, participaram professores e pesquisadores de vários países como Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Estados Unidos, Holanda, Nova Zelândia e Venezuela. Foram discutidos temas relacionados a estes insetos tão importantes para manutenção do equilíbrio do ecossistema.

abelha ribeirao2Além dos estudantes do Campus Muzambinho, o servidor Rubens Marcelo de Castro também participou. Ele conta que estava presente no evento o ex-aluno da então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, Helder Souza, irmão da servidora Denise de Souza Prado. Helder está atualmente trabalhando no estado do Maranhão, onde desenvolve importantes trabalhos de pesquisa sobre abelhas.

“O evento foi de grande importância para a nossa instituição, pois, além dos trabalhos apresentados, o que marca uma nova fase em nosso setor de Apicultura e Meliponicultura, foi possível fazer contatos com importantes pesquisadores de várias instituições do Brasil”, declarou Rubens.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do servidor Rubens Marcelo de Castro