Centro de Referência em Agricultura Sustentável
Seg, 18 de Junho de 2012 11:59

Equipe do IFSULDEMINAS planeja criação de Centro de Referência em Agricultura Sustentável

Com a expectativa de criação de um Centro de Referência em Agricultura Sustentável, uma equipe multicampi do IFSULDEMINAS se reuniu na quarta-feira (4) para iniciar o planejamento. A ideia é ampliar o acesso da sociedade e dos produtores rurais à tecnologia e à inovação com foco na sustentabilidade, além de concentrar e difundir informações nesta área. O ponto de partida é a criação de um comitê para definir, orientar e viabilizar as ações, além do desenvolvimento de pesquisas e difusâo de tecnologia e oferta de cursos de capacitação e qualificação de caráter multidisciplinar, até a destinação de um espaço físico para o Centro.

A equipe do IFSULDEMINAS deverá contar com o apoio de outras instituições públicas e privadas que já são parceiras, como Emater, UFLA, Unifei e Acipa. Estas e outras poderão dar suporte à criação do Centro.

Público-alvo

A agricultura familiar será a principal beneficiária do Centro, por meio de atividades de pesquisa, além de cursos para jovens agricultores que alternam as atividades presenciais com as atividades da produção agrícola da família. Assim, não terão que se ausentar das etapas mais importantes do cultivo em sua propriedade. As atividades deverão ser conduzidas pelo seis campi do Instituto envolvendo diferentes áreas.

Ponto de partida

A princípio, os integrantes da Pró-Reitoria de Extensão irão ao Rio de Janeiro para uma visita ao Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica, onde as pesquisas na área agrícola são feitas sem o uso de agroquímicos sintéticos (agrotóxicos, por exemplo), enfatizando a integração lavoura-pecuária. No local são feitas pesquisas na área de agricultura orgânica, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).

Em seguida, conhecerão a fundo o trabalho realizado dentro de cada campus do próprio IFSULDEMINAS, com o objetivo de promover a integração de ações e colocar em debate as experiências adquiridas nos campi, para melhor elaboração do trabalho. Logo mais, será realizado um workshop interno para apresentar a estruturação do Centro.

O pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Renato Ferreira de Oliveira, acredita que este centro “vem ao encontro da necessidade de adequação da sociedade e da agricultura familiar do sul de Minas aos 'bons ventos' do desenvolvimento sustentável. Vem, ainda, ampliar e potencializar as ações já desenvolvidas pelo Instituto, difundindo e consolidando a Agricultura Sustentável internacionalmente.”

Texto: Luciana Rambaldi

Revisão: Elisa Franco