Inep avalia Computação
Ter, 22 de Maio de 2012 11:49

Graduação em Ciência da Computação é avaliada com nota 4 pelo Inep

Mais um curso de graduação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho acaba de ser avaliado como “muito bom” pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado da avaliação da Ciência da Computação foi divulgado nesta segunda-feira, 21. A nota atribuída foi 4, em uma escala cuja nota máxima é 5. A pontuação significa que, a partir de agora, o curso superior passa a ser reconhecido pelo MEC.

A avaliação ocorreu nos dias 14 e 15 de maio, data em que os avaliadores Marcelo Cardoso Silva, do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), e Rafael Ávila Faraco, da Unisul (Santa Catarina), estiveram em Muzambinho. De acordo com o coordenador do curso, Gustavo José da Silva, mais de 40 itens foram analisados, dentro de três dimensões: organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente e tutorial. “Nossos laboratórios foram considerados muito bons, assim como nosso corpo docente. Pontos como a dedicação da coordenação pedagógica e dos professores foram destaque na avaliação”, declarou o coordenador.

Durante os dias em que os avaliadores estiveram no campus, passaram pelos diversos setores (laboratórios, salas de aula, biblioteca, refeitório, secretaria etc.) e se reuniram com a direção geral e a direção pedagógica. A construção do Prédio Pedagógico da Informática, inaugurado no ano passado, contribuiu para o bom desempenho do curso. O local ainda está em obras, já que o terceiro pavimento está sendo concluído.

Para o professor Gustavo Silva, com o reconhecimento do curso pelo MEC, a Ciência da Computação de Muzambinho passará a atrair mais estudantes, uma vez que, mesmo antes de ter turmas formadas, o curso já possui a aprovação do Inep. “Sem o curso reconhecido, os alunos formados sofreriam algumas limitações no mercado de trabalho, mas agora o Instituto fica completamente apto a oferecer a graduação”, explicou. Em outras instituições, os estudantes acabam formando sem esse reconhecimento.

Além disso, ele destaca que, com o resultado, novas diretrizes poderão ser definidas de forma a buscar a excelência na próxima avaliação, prevista para ocorrer daqui a três anos.

O resultado também foi bem recebido pelo diretor geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, que parabenizou e agradeceu a todos os professores, alunos e funcionários envolvidos no trabalho de reconhecimento do curso.

Atualmente, cerca de 100 alunos estão matriculados e a primeira turma a ingressar nessa graduação, em agosto de 2009, curso o 6º período. A primeira formatura é prevista para julho de 2013. O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é constituído por oito períodos, totalizando quatro anos. O ingresso ocorre uma vez por ano, pelo Vestibular do 1º semestre ou pelo SiSU. São oferecidas 30 vagas em cada processo seletivo.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS