Avaliação do INEP
Seg, 14 de Maio de 2012 10:16

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é avaliado como ´muito bom´ pelo INEP

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho obteve, neste mês, mais uma avaliação positiva referente a seus cursos de graduação. A Licenciatura em Ciências Biológicas recebeu nota 4 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), na qual a nota máxima é 5. O processo ocorreu entre os dias 6 e 9 de maio, quando uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esteve no Instituto Federal.

Durante quatro dias, os avaliadores Carlos Suetoshi Miyazawa (Universidade Federal do ABC) e Alba Regina de Abreu Lima (Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto) passaram por diversos setores do campus, conheceram as instalações do curso, realizaram entrevistas com alunos e professores e participaram de reuniões com a direção geral. Segundo a professora Isabel Ribeiro do Vale Teixeira, coordenadora do curso, diversos critérios foram analisados e os pontos mais elogiados foram a qualidade técnica do corpo docente, a infraestrutura do IF, bem como a organização quanto às atividades complementares, como estágios supervisionados e TCCs.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi criado em 2009 e, atualmente, possui cerca de 120 alunos matriculados. A primeira turma se formará em setembro deste ano. Segundo a coordenadora, Isabel Teixeira, o conceito atribuído pelo Inep é um incentivo para que o IFSULDEMINAS invista ainda mais no ensino superior.

“Receber uma comissão de avaliação é muito importante pois são pessoas sérias e qualificadas que trabalham para que os cursos se desenvolvam com qualidade. Ao observarem criteriosamente cada ponto, podemos perceber tantos os pontos em que estamos trabalhando bem quanto os que precisamos melhorar. Ter um conceito considerado ´muito bom´, e isso é graças ao trabalho de todos, nos dá mais força para continuarmos lutando com o objetivo de melhorar a cada dia mais”, afirmou a professora.

A Licenciatura em Ciências Biológicas tem duração de três anos. As aulas são realizadas no Campus Muzambinho, nos turnos vespertino e noturno. O ingresso de alunos ocorre por meio do Vestibular e do SiSU. Em cada processo seletivo, 30 vagas são ofertadas.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS