Educação Ambiental
Sex, 13 de Abril de 2012 08:51

Estudantes produzem comedouros de pássaros com caixas do tipo Tetra Pak

05Uma aula prática realizada no dia 27 de março, com 26 alunos do 6º período do curso de Ciências Biológicas, resultou em acessórios que irão ajudar no paisagismo dos jardins do Campus Muzambinho. Durante a atividade, feita sob a orientação da professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, dentro da disciplina de Educação Ambiental, foram confeccionados comedouros para pássaros utilizando caixas do tipo Tetra Pak (longa vida). A aula aconteceu na Seção de Atividades Artísticas e Culturais (Saac), onde os estudantes também puderam conhecer as atividades realizadas com materiais recicláveis pela professora de Artes, Denise Prado.

Para confeccionar os comedouros, além das caixas de leite longa vida, foram usados gravetos, tinta spray, barbante, cola, tesoura, tintas e acessórios para decoração. Em breve, os comedouros serão colocados nas árvores do Instituto Federal.

De acordo com a professora Daniela, o objetivo da atividade é incentivar práticas de Educação Ambiental para promover mudança de comportamentos. “Esses novos comportamentos devem ser desenvolvidos de maneira interdisciplinar, no ambiente imediato que é a escola, em situações reais e não, de simulação”, justifica a docente. Com a atividade, os estudantes podem trabalhar conflitos que apareçam em atividades democráticas, dialógicas e dinâmicas, fundamentadas pela práxis, e que resultem na redução dos impactos ambientais.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informação da professora Daniela Cruvinel.