Login



Piscicultura
Qua, 28 de Março de 2012 09:15

08O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho iniciou, no dia 23 de março, etapa do projeto de pesquisa que envolve o setor de piscicultura. Até o final do semestre, 3.600 alevinos de tilápia serão criados no lago do campus. Os peixes foram adquiridos pelo Instituto e estão confinados em tanques rede. O projeto é desenvolvido com o apoio de um programa da Emater/MG e da empresa Tanrede (de Passos), que fez o empréstimo dos tanques para a instalação de uma Unidade Demonstrativa de Piscicultura em Muzambinho.

O objetivo é medir o impacto ambiental da piscicultura em tanque rede em açudes de pequeno porte. A lâmina d’água onde os alevinos foram colocados tem cerca de 10 mil metros quadrados. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, que segue até julho, serão verificados parâmetros de qualidade da água, a presença de organismos microbiológicos, de plantas e outros animais. Também será avaliado o aumento ou a redução de alguma espécie e o impacto visual.

Na ocasião da soltura dos peixes, o diretor geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, recebeu o prefeito municipal, Sérgio Palioelo, e o extensionista I da Emater/MG, Marco Antônio Ferreira. O projeto é coordenado pelo zootecnista do campus, Daniel Perreira da Costa, e conta com a participação de três do Técnico em Agropecuária e duas alunas do Técnico em Meio Ambiente.

Texto: Comunicação - IFSULDEMINAS com informações do servidor Daniel Costa