Projetos sociais
Qui, 22 de Março de 2012 09:31

Diretor geral recebe o juiz de Direito Flávio Schmidt no Campus Muzambinho

O diretor geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, recebeu, no dia 16 de março, a visita do juiz de Direito da Comarca de Muzambinho, Dr. Flávio Umberto Moura Schmidt. O magistrado esteve no Gabinete para falar sobre os projetos sociais desenvolvidos no campus e o apoio dado a instituições sociais da cidade. Ele agradeceu formalmente ao diretor geral pela iniciativa e apresentou novos projetos a serem desenvolvidos no município durante os próximos meses. Essas iniciativas, que ainda serão formalizadas, também receberão suporte do Instituto Federal.

O magistrado aproveitou a oportunidade para conhecer o Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES) e acompanhar as atividades desenvolvidas no local.

Atualmente, crianças e adolescentes de três entidades de Muzambinho (Casa Lar, Fundação de Apoio ao Menor – Fam, e CRAS) participam de dois projetos no campus. O primeiro deles, “Futuro e Vida” traz para o Instituto Federal as crianças da Casa Lar. No projeto, o funcionário Luiz Fernando Bócoli e alunos voluntários e bolsistas orientam as crianças em atividades que incentivam hábitos de higiene pessoal, esclarecem dúvidas relacionadas à sexualidade, ensinam temas ligados à saúde e ao meio ambiente. Além disso, elas participam de uma série de ações, como exibição de filmes educativos, lições de informática e prática de esportes.

Já no programa “Segundo Tempo”, cerca de 80 jovens, entre 7 e 17 anos, são atendidos. Eles frequentam três vezes por semana o CeCAES, no bairro Canaã. Lá, recebem aulas de natação, escalada, patinação, futebol entre outras modalidades. Atividades de recreação também são realizadas para estimular o desenvolvimento motor. Os professores Elisângela Silva, Wagner Zeferino e Thales Bianchi, com auxílio de estudantes bolsistas, coordenam a recepção das crianças e adolescentes.

Em ambos projetos, os jovens recebem refeições preparadas pelo Setor de Alimentação e Nutrição do Campus Muzambinho. Além do apoio do juiz Flávio Schmidt, a iniciativa do Instituto Federal tem a aprovação do Ministério Público.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS