Abelhas e meio ambiente
Seg, 19 de Março de 2012 11:08

IFSULDEMINAS recebe alunos da Apae para ação do projeto "Defendendo Irá"

01Na manhã da última sexta-feira, 16 de março, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a empresa Furnas Eletrobras, iniciou a etapa 2012 do projeto “Defendendo Irá”. Na primeira ação do ano, cerca de 25 alunos da Apae de Muzambinho participaram da atividade “Colorindo e conhecendo as abelhas”, realizada no meliponário do campus. O grupo recebeu a cartilha ilustrada do projeto, assistiu à aula ministrada pelo funcionário Rubens Marcelo de Castro e ainda fez um passeio para conhecer as colmeias de abelhas sem ferrão.

Durante a ação, o responsável pelo Projeto Interativo Comunitário de Educação Ambiental de Furnas (Picea), José Mauro Souza, trouxe informações sobre a apicultura e meliponicultura, explicando de forma lúdica e divertida conceitos da vida biológica das abelhas. “Fui muito bem recebido, gostei do jeito que eles me trataram aqui. A gente pôde ver as caixas de abelhas e, agora, vamos pesquisar tudo isso na Apae e para fazer um projeto”, declarou o aluno Robson Fernando Gomes, de 19 anos.

De acordo com a supervisora da Apae, Sílvia Magali Machado, esse tipo de atividade trabalha pontos do currículo funcional e da base curricular adotada pela associação. “Eles participam, gostam, entendem. Isso é muito importante, porque nós trabalhamos em cima das limitações deles. Nossa meta é ajudá-los a entender”, explica a supervisora.

José Mauro afirma que o objetivo do “Defendendo Irá” é levar o conhecimento para Apaes da região, escolas regulares e produtores rurais. “À medida que eles conhecem as abelhas, passam a ser defensores delas. E se são defensores, acabam defendendo também o meio ambiente. A abelha precisa de diversidade de plantas, de florestas, de água limpa. Portanto, o projeto envolve os quatro pilares da sustentabilidade humana: é ecológico, porque todo o criador de abelha precisa preservar o meio ambiente; econômico, porque é uma atividade em que o investimento pode ser recuperado dentro de um ano a dois; social, porque representa uma atividade para a família no período entressafra, criando oportunidade do produtor trabalhar com sua esposa e seus filhos; e ainda é cultural porque as abelhas nativas, como são chamadas essas espécies sem ferrão, fazem parte da história e da cultura do povo brasileiro. Antes dos portugueses aqui chegarem, muitas tribos indígenas já criavam as abelhas, faziam uso de seus produtos, como cera, mel e pólen”.

O agendamento de visitas ao Campus Muzambinho para participar da ação “Colorindo e conhecendo as abelhas” está aberto. As escolas interessadas em participar podem ligar para o telefone (35) 3571-5051.

“Defendendo Irá” significa defender as abelhas. “Irá” corresponde à palavra abelha na língua tupi. O trabalho conta também com a participação da coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Isabel Ribeiro do Vale Teixeira, da professora do curso de Educação Física, Ieda Kawashita; do paisagista Juliano Francisco Rangel; além dos estudantes do curso de Ciências Biológicas Ana Carolina Borges, Rosemary da Silva Alves, Izadora Bueno, Flávio Figueiredo da Cruz e Eduardo de Paula Aquino.

Curso de Meliponicultura

Dentro das ações do projeto, será realizado o curso de meliponicultura, nos dias 14 e 15 de abril (sábado e domingo). As aulas ocorrerão no Campus Muzambinho e podem se inscrever estudantes com idade a partir de 12 anos. O curso é aberto para produtores rurais e demais profissionais interessados no assunto.

As inscrições devem ser realizadas na loja da Faet, localizada no campus, ou pelo telefone (35) 3571-5093. As aulas serão ministradas pelo Rubens Marcelo de Castro, e por José Mauro Souza, coordenador do Picea de Furnas.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS