Geleia de uva
Sex, 16 de Março de 2012 10:05

Pesquisa testa variedades de geleia produzidas na Agroindústria

02Alunos, professores e funcionários do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho participaram, na última segunda-feira, 12 de março, de experimento realizado sob a coordenação da professora Bianca Sarzi de Souza. Quem passou pelo refeitório durante a manhã provou diferentes variedades de uma geleia de uva originada de espécies da fruta usadas na fabricação de suco.

Cinco tipos diferentes foram submetidos à avaliação da comunidade escolar. “Precisamos de muitos provadores para chegarmos a uma opção que atenda ao paladar do consumidor”, explicou Bianca.

De acordo com a professora, as uvas usadas no experimento vieram de Lavras. Nas geleias testadas, dois tipos da fruta foram misturadas em proporções distintas, chegando a variados sabores. Durante a avaliação, dois testes foram feitos: o sensorial (que considera a aparência, textura e sabor) e o de intenção de compra, onde a pessoa opina se ela compraria ou não o produto, após experimentá-lo.

Com as pesquisas em mãos, a professora e o grupo de estudantes envolvidos irão analisar se alguma das geleias é bem aceita. O resultado poderá culminar na produção do doce pela Agroindústria do Instituto Federal. “Usamos as uvas de Lavras, porque as do Campus Muzambinho ainda não produziram. Nossa intenção é extrair o suco das uvas colhidas aqui para depois comercializar a geleia”, afirma a professora.

A pesquisa conta com a colaboração dos estudantes do 3º ano do Técnico em Alimentos Integrado, Paulo Piza, Amanda Santini e Daniela Oliveira; de Mateus Donizeti e Silmara Borges, do 4º período de Ciências Biológicas; e do aluno Daniel Nogueira, do 5º período de Engenharia Agronômica.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS