Encontro com o reitor
Seg, 05 de Março de 2012 11:59

Reitor Sérgio Pedini se reúne com servidores e alunos do Campus Muzambinho

reuniao_pediniDando sequência à programação de encontros com a comunidade dos campi, o reitor Sérgio Pedini esteve em Muzambinho, na tarde da última sexta-feira, 2 de março, para se reunir com docentes, técnico-administrativos e líderes de turma. Na reunião, realizada no auditório do Prédio Pedagógico, diversos temas foram tratados, como a reestruturação do regimento interno do Conselho Superior, as eleições para a nova composição do órgão e o projeto Circuito das Águas. Estiveram presentes o diretor-geral do campus, Luiz Carlos Machado Rodrigues, os pró-reitores Marcelo Rosa (Ensino), Mauro Alberti Filho (Desenvolvimento Institucional) e José Jorge Guimarães Garcia (Planejamento e Administração), além dos representantes das pró-reitorias de Extensão e de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.

Pedini explicou que o encontro foi programado com o objetivo de dar nova oportunidade de debater o crescimento do Instituto Federal Sul de Minas e questões relacionadas à comunidade escolar. Entre os pontos tratados, a necessidade de fortalecer a imagem institucional do IFSULDEMINAS, de forma a atingir à população da região, formada por quase 3 milhões de pessoas. A “otimização dos processos de gestão” foi outro assunto abordado. O reitor esclareceu que diversas decisões tomadas não podem ser encaradas “como uma ação da reitoria”, uma vez que com a criação do Instituto novas formas de gerenciamento passaram a vigorar, com o objetivo de profissionalizar as ações da instituição.

A criação de órgãos colegiados integra essa política de horizontalizar as decisões. Atualmente, o blog criado para discutir o regimento interno do Conselho Superior é um dos canais de comunicação abertos para que os servidores e estudantes possam opinar e identificar as demandas da instituição. O endereço de acesso é o http://www.regimentoconsup.blogspot.com/.

reuniao_pedini02O projeto Circuito das Águas, discutido dentro do Colégio de Dirigentes, foi citado como um exemplo de iniciativa de sucesso do IFSULDEMINAS. “Regionalmente, nós estávamos cometendo uma falha. Por isso, montamos esse projeto implantando cursos financiados por empresas. Um deles, por exemplo, o de Logística (na cidade de Três Corações), teve grande procura, com 24 candidatos por vaga. É um número que mostra que acertamos no projeto”, afirmou.

No encontro, foi aberto espaço para a comunidade questionar o reitor a respeito de diversos temas. A questão da carreira e remuneração dos docentes foi um dos assuntos tratados. O pró-reitor Marcelo Rosa aproveitou a oportunidade para explicar ações que a pró-reitoria tem feito para a melhoria da qualidade do ensino, como o projeto pedagógico do Proeja, que visa a sensibilizar docentes e técnicos para a promoção do bem-estar desses alunos.

Dúvidas sobre a eleição do Conselho Superior foram esclarecidas. Sérgio Pedini enfatizou ainda a importância de acompanhar as decisões do órgão, que aprovou recentemente o Programa Institucional de Qualificação (PIQ), cujo objetivo é fornecer auxílio aos servidores com interesse em aprimorar sua capacitação. Em breve, o edital do programa será lançado e poderá beneficiar técnico-administrativos que queiram cursar desde o ensino fundamental à pós-graduação.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS

Fotos: Fernando Dias