Atenção psicossocial
Sex, 02 de Março de 2012 10:21

Campus Muzambinho promove capacitação para a comunidade escolar

A partir do dia 8 de março, o Setor de Psicologia do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho inicia uma capacitação destinada a todos os docentes (efetivos, substitutos e contratados), funcionários (efetivos, contratados e terceirizados) e alunos. Chamada de “Atenção Psicossocial”, a atividade destina-se a habilitar a comunidade escolar para lidar com situações do cotidiano do Instituto Federal. De março até dezembro, vários encontros serão agendados com a equipe de uma empresa especializada, formada pelos psicólogos Carolina Siqueira Coutinho e Kessiley Alyson Ferreira, e pela psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide de Oliveira.

O primeiro encontro será no dia 8 de março, em dois horários: 8h e 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato. Os participantes poderão escolher em qual desses dois horários irá assistir à palestra. A capacitação inicial é destinada a professores e funcionários, já que os temas abordados serão “Relação professor-aluno e qualidade no processo ensino-aprendizagem” e “Prevenção de Violência na Escola”. Além dos horários mencionados, a equipe de psicólogos ficará de plantão para atender os docentes entre 17h30 e 19h. A participação nos encontros é voluntária, mas a oportunidade se torna única para o corpo docente do Campus Muzambinho.

Serão promovidas aulas expositivas, atividades em grupo, discussões e estudos de caso. Para o primeiro encontro, o conteúdo programático abordará: emoção, cognição e aprendizagem; motivação e disciplina; dificuldades de aprendizagem; bullying; violência física/psicológica; assédio moral; questões de gênero e etnia; ações preventivas e interventivas dos profissionais da educação.

Ao longo do ano, novos módulos da “Atenção Psicossocial” serão marcados. No mês de abril, será a vez dos técnico-administrativos participarem. Os estudantes serão contemplados a partir do segundo semestre. Quem quiser obter mais informações, pode procurar a psicóloga do Campus Muzambinho, Cláudia Bacelar. Telefone: 3571-5058.

Confira o calendário da capacitação:

08 de março - “Relação professor-aluno e qualidade no processo ensino-aprendizagem” e “Prevenção de Violência na Escola”.

Público-alvo: professores.

09, 11 e 12 de abril - “Relações Interpessoais no Trabalho”

Público-alvo: técnico-administrativos.

11, 13 e 14 de junho - “Relações Interpessoais no Trabalho”

Público-alvo: técnico-administrativos.

04 de julho - “Relação professor-aluno e qualidade no processo ensino-aprendizagem”

Público-alvo: professores.

09 de agosto - “Convivendo com as diferenças – prevenindo bullying”; “Educação para o Consumo” e “Sexualidade e Afetividade”.

Público-alvo: estudantes.

“Prevenção de Violência na Escola”.

Público-alvo: professores.

10, 12 e 13 de setembro - “Relações Interpessoais no Trabalho”

Público-alvo: técnico-administrativos.

18 de outubro - “Convivendo com as diferenças – prevenindo bullying”; “Educação para o Consumo” e “Sexualidade e Afetividade”.

Público-alvo: estudantes.

05, 07 e 08 de novembro - “Relações Interpessoais no Trabalho”