Estudante da Colômbia
Qui, 01 de Março de 2012 12:23

Aluna de universidade de Bogotá chega ao Campus Muzambinho para fazer intercâmbio

Desde o dia 22 de fevereiro, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho está recebendo a estudante estrangeira Catalina Gutierrez Gomez, de 21 anos. A aluna da Colômbia fará intercâmbio e estágio no curso de Educação Física durante os próximos quatro meses. Ela veio de Bogotá, onde reside, para Muzambinho através do programa de estágio da IAESTE, associação internacional que promove intercâmbio entre estudantes de mais de 90 países, cujo convênio foi firmado pela Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS.

Catalina está no 9º semestre do curso Ciências do Esporte, da Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (U.D.C.A). No Campus Muzambinho, ela terá aulas de Nutrição Esportiva, Psicologia, Metodologias e Atividades Subaquáticas e Dança. Além disso, ela participará de um projeto com crianças portadoras de necessidades especiais, orientada pela professora Ieda Kawashita.

A estudante conta que escolheu vir para Muzambinho depois de fazer uma pesquisa e verificar a boa reputação do curso de Educação Física, um dos mais antigos de Minas Gerais. Catalina é treinadora e árbitra de basquete, além de ter integrado a seleção juvenil da Colômbia, entre seus 14 e 18 anos. Ela pretende aproveitar essa experiência montando uma equipe da modalidade com os alunos do campus. “Quero aplicar meus conhecimentos com a comunidade e incentivar a prática do basquete entre os estudantes”, afirma.

No Brasil há pouco mais de uma semana, Catalina conta que foi muito bem recebida pelos funcionários e professores do Instituto. O coordenador-geral de Atendimento ao Educando, Osvaldo Cândido Martins, foi o responsável por instalar a nova aluna em uma das residências estudantis femininas do campus. “Muzambinho me lembra muito a cidade onde nasci, tem uma paisagem muito bonita, onde você pode estudar com mais tranquilidade”, diz a estudante, que nasceu em Facatativa, município localizado a 40 quilômetros de Bogotá.

Antes de chegar ao país, a colombiana chegou a frequentar algumas aulas de Português, por isso ainda está se familiarizando com o idioma. Catalina é a segunda estudante estrangeira acolhida pelo Campus Muzambinho. No segundo semestre de 2011, a mexicana Lynette Alvarado passou três meses estagiando no IFSULDEMINAS.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS

colombia2