Curso de tratorista
Ter, 14 de Fevereiro de 2012 08:09

Senar ministra curso de operação e manutenção em máquinas agrícolas

tratorista09Estudantes, produtores rurais e funcionários de fazendas participaram, no fim de janeiro, de curso de capacitação em manutenção de máquinas agrícolas e operação com implementos, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A atividade, coordenada pelo funcionário Altieres de Paula Ruela, do Setor de Mecanização, aconteceu no terreno próximo à Zootecnia 3 (Z3), ao lado de um milharal, onde os 14 alunos do curso puderam realizar treinamento com os tratores.

De acordo com o engenheiro mecânico Wellington Durço Pereira, instrutor do Senar, a capacitação oferecida no Campus Muzambinho visa a atender uma demanda do mercado de trabalho por profissionais certificados para operar uma máquina agrícola. É uma exigência do Ministério do Trabalho ter a certificação, que não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria D. Ele esclarece que para dirigir um trator dentro de uma área particular não é preciso ter a CNH, mas a exigência vale se o veículo estiver em via pública. O treinamento tem duração de 40 horas e o certificado emitido é registrado junto ao Ministério do Trabalho.

No curso oferecido no campus, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho, participaram alunos maiores de 18 anos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente. Entre eles, as estudantes Amanda Cristina Santos e Ranieli Cristina Reis. “O número de mulheres operando máquinas agrícolas é pequeno, mas hoje você já vê muitas trabalhando em colheita de cana, por exemplo”, contou Wellington Pereira.

A realização da atividade foi articulada pelo mobilizador do Senar Renato Dias Rezende, que identificou a demanda da região. “O treinamento busca levar a capacitação para produtores rurais, familiares de produtores e funcionários de fazenda. O objetivo é colocá-los no mercado, melhorando a qualidade dos serviços e dando oportunidades de melhoria de renda”. No Campus Muzambinho, os participantes puderam utilizar as máquinas do Setor de Mecanização e ainda receberam almoço e lanche durante os dias do curso.