Projeto Uniforte
Ter, 31 de Janeiro de 2012 10:57

Estudantes de Tecnologia em Cafeicultura desenvolvem projeto de extensão com produtores de café de Santana da Vargem

02Sob a coordenação do professor Felipe Campos Figueiredo, os estudantes do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura participaram, no dia 21 de janeiro, de treinamento do projeto de extensão “Uniforte”, realizado no auditório da Escola Municipal Doralice Reis, no município de Santana da Vargem (MG). A iniciativa teve como objetivo habilitar produtores de café a se adequarem às normas certificadoras do selo Fair Trade.

O projeto surgiu da necessidade de pequenos produtores se adequarem às novas tendências da cafeicultura mundial. Para inserir a produção de café da região dentro das normas impostas pela certificação, a Associação de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem firmou parceria com IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a empresa Iharabras-Planta Forte, dando origem ao projeto “Uniforte”.

Participaram os alunos Marlene Andrade (bolsista Pibiex), Paulo Sérgio dos Santos, Luís Carlos Onofre, Karyna Rodrigues, Jaqueline de Fátima Bueno Leite, além do tecnólogo em cafeicultura e discente da Engenharia Agronômica, Marco Antônio Pereira Ávila. Segundo o professor Felipe Campos, esse treinamento vivencial se configurou como uma possibilidade de capacitação para os envolvidos, que também puderam participar da elaboração do relatório técnico das atividades.

O “Uniforte” foi planejado e configurado em três etapas. A primeira consiste no levantamento dos problemas a serem solucionados. Em seguida, são realizados dias de campo para apresentação dos resultados e treinamento dos produtores. Por último, é feita uma reavaliação das propriedades e análise do impacto do projeto.

Em Santana da Vargem, o trabalho já desenvolvido proporcionou melhorias significativas na eficiência das propriedades. “Agora, o projeto está no segundo módulo com a mesma base metodológica, mas os alunos estão aproveitando a avaliação in loco para orientar as mudanças necessárias e elaborando um relatório contendo o índice de eficiência atual, evolução das notas e também as sugestões para melhoria das propriedades”, explica o professor.

O relatório de cada produtor foi entregue no dia 21 de janeiro, durante o treinamento e a apresentação dos resultados para os associados. A análise geral das propriedades, contida no relatório, será utilizada na auditoria da certificadora FLO Cert, a ser realizada no dia 15 de fevereiro.