Segurança do Trabalho
Qui, 08 de Dezembro de 2011 10:09

Alunos do Técnico em Segurança do Trabalho tem aula prática na Agroindústria

Os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho estiveram, no dia 28 de novembro, no setor de Agroindústria para uma visita técnica à caldeira. O grupo foi acompanhado pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, que idealizou a atividade com o objetivo de mostrar na prática o conteúdo teórico relacionado à Norma Regulamentadora NR-13, que regulamenta caldeiras e vasos de pressão.

Na visita, os estudantes puderam observar e compreender melhor os dispositivos de segurança que existem no equipamento, como válvulas e manômetros de controle de pressão. Também foram discutidos os critérios descritos na norma para a utilização da caldeira, tais como a necessidade dos operadores serem treinados, bem como a importância de manter o prontuário atualizado e a realização dos exames internos e externos no equipamento a fim de evitar a ocorrência de acidentes.

De acordo com o professor, na oportunidade, os alunos puderam compreender melhor a classificação das caldeiras segundo as categorias descritas na NR-13, além dos cuidados que existem na instalação, operação, manutenção e inspeção. Eles também conheceram o compressor de ar. “Tivemos a oportunidade de passar pelos diversos setores da Agroindústria e ouvir explicações dos técnicos sobre como funciona o processo operacional, bem como os equipamentos que existem no local e sua finalidade. A aula prática foi muito importante e permitiu aos alunos compreender os diversos assuntos discutidos em sala de aula”, comentou Geraldo Gomes.