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Encontro semestral |
Qui, 24 de Novembro de 2011 06:15 |
Reitor e pró-reitores realizam reunião com comunidade do campus Muzambinho
Pedini aproveitou o momento para avaliar o crescimento do Instituto e destacar a mudança na forma de administrá-lo. Com a transformação das escolas agrotécnicas de Muzambinho, Machado e Inconfidentes em IFSULDEMINAS e a criação dos campi Poços de Caldas, Passos e Pouso Alegre, a gestão caminha para ser cada vez mais descentralizada, distribuindo as decisões para os órgãos colegiados. Nos últimos meses, 18 colegiados foram criados com o objetivo de tornar a tomada de decisões compartilhada. A greve realizada nos meses de agosto e setembro também foi um dos assuntos abordados. Conforme o reitor, grande parte da pauta de reivindicações dos docentes e técnico-administrativos não foi atendida, mas as negociações das representações sindicais com o Governo Federal continuam em andamento. Uma definição é aguardada para março do ano que vem. O reitor falou ainda sobre os últimos investimentos realizados, como recursos extras da ordem de R$ 650 mil, que serão distribuídos entre os campi neste final de ano, e a licitação recém-lançada de R$ 8,7 milhões para a construção do campus Poços de Caldas. Em Muzambinho, o último investimento gira em torno de R$ 1,4 milhão e será destinado à construção de prédios para moradia estudantil (masculina e feminina). Pedini também falou aos servidores de Muzambinho sobre o destaque alcançado pela Reditec 2011 (Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica), que ocorreu no mês de setembro, em Poços. Segundo Pedini, o evento organizado pelo IFSULDEMINAS por meio de uma equipe multicampi foi considerado pelos participantes o melhor entre os 35 realizados até agora. Na sequência do encontro, o pró-reitor de Extensão, Renato Ferreira de Oliveira, falou um pouco sobre as ações que visam à ampliação dos projetos que beneficiem a sociedade. Ele enfatizou a importância de tratar a Extensão de “forma mais institucional” para que todas as iniciativas desenvolvidas pelos professores possam receber apoio.
As realizações da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração ficaram a cargo do pró-reitor José Jorge Guimarães Garcia. Dentre as quais, ele evidenciou a implantação do NAPI – Núcleo Avançado de Administração e do CAPI – Colegiado de Administração e Planejamento Institucional. Os dois órgãos são importantes para direcionar, de forma colegiada, as políticas de planejamento institucional. Os editais de assistência estudantil e a realização bem sucedida de concursos públicos para professores efetivos e substitutos foram destacados pelo pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa. Também falou sobre o fortalecimento da Educação a Distância, que já atinge 33 cidades do Sul de Minas. Entre as ações mais notáveis, está a implantação de cursos presenciais na região conhecida como “Circuito das Águas”. No ano que vem, começam a ser formadas turmas nos municípios de Cambuquira, Caxambu, Itanhandu, São Lourenço e Três Corações. Assim como o reitor, Rosa colocou os colegiados como o principal caminho para que as reivindicações dos cursos cheguem à reitoria. “Não queremos decidir de forma unilateral. Discutir as decisões é o que nos dá segurança”, disse. Em seguida, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Alberti Filho, mostrou imagens das obras em andamento do IFSULDEMINAS, como a do campus Pouso Alegre e da Reitoria. Dentre as ações submetidas a ele, também foram destacadas a elaboração de regimentos e a implantação da comissão de ética do Instituto. Ao final da reunião, o espaço foi aberto para que professores, funcionários e alunos do campus Muzambinho levantassem questionamentos. A criação de um museu com objetos, fotos e outros materiais dos campi mais antigos, além da publicação de um livro sobre a história das ex-escolas agrotécnicas, foi sugerido. Dúvidas relacionadas às carreiras docente e técnico-administrativa foram esclarecidas. Alunos e professores do curso de Educação Física colocaram em pauta demandas do CeCAES, o Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde. Os pontos debatidos serão encaminhados para avaliação dos responsáveis. |