Projeto Rondon 2012
Ter, 04 de Outubro de 2011 10:20

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho concorre à vaga na operação “Pai Francisco”, no Maranhão

Após ter realizado o cadastro prévio do projeto, o Campus Muzambinho agora está concorrendo à vaga na Operação Pai Francisco do Projeto Rondon, que será realizada em 2012, entre os dias 20 de janeiro e 5 de fevereiro, no estado do Maranhão. A instituição está cadastrada para realizar as ações do “CONJUNTO B”, que referem-se à Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Tais áreas de atuação devem abranger os seguintes itens:

COMUNICAÇÃO: capacitar multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias; divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

MEIO AMBIENTE: capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.

TRABALHO: capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas. Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável; promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços; capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO: disseminar soluções autossustentáveis e tecnologias sociais que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

A proposta elaborada e enviada abrange atividades nas áreas de conhecimento dos seguintes cursos de nossa instituição: Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura. Se o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho for selecionado para participar da operação, os alunos que integrarão o projeto serão selecionados por meio de EDITAL de SELEÇÃO.

Outras informações na Ciec (Coordenadoria de Integração Escola Comunidade), com Carlos Esaú, pelo telefone 3571-5078.