Login



Publicação internacional
Seg, 03 de Outubro de 2011 11:47

Docentes do IFSULMINAS publicam trabalho científico em revista estrangeira

Dois docentes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Saúde (GEP-CS), tiveram mais um artigo publicado em âmbito internacional. Desta vez, os professores Renato Aparecido de Souza e Fabiano Fernandes da Silva fizeram um estudo em animais submetidos à ovariectomia (retirada dos ovários) para indução da osteoporose. O trabalho envolveu também a participação dos pesquisadores Marco Túlio de Souza (Univas), Maíra Tosato (Univap), Airton Martin (Univap), Wallington Ribeiro (Univap), Landulfo Silveira (Unicastelo) e Júlio Melo Castilho (Unesp).

Intitulada “Influence of creatine supplementation on bone quality in the ovariectomized rat model: an FT-Raman spectroscopy study”, a pesquisa foi realizada em São José dos Campos (SP), durou cerca de dois anos e foi finalizada em abril deste ano. É possível acessar o artigo no site da revista A1 – Lasers in Medical Science, cujo endereço é http://www.springerlink.com/content/6m6470h625504j0u/

De acordo com o professor Renato Souza, os animais submetidos à ovariectomia foram tratados com creatina, substância muito utilizada por atletas para melhoria do desempenho e que atualmente está sendo testada no tratamento de algumas doenças. O trabalho demonstrou, pela primeira vez, que houve melhora na qualidade óssea após o uso da creatina. “Os resultados permitem inferir que a suplementação de creatina é uma nova estratégia terapêutica para o tratamento da osteoporose e que a Espectroscopia Raman pode ser considerada uma técnica complementar para o diagnóstico da qualidade óssea. Novos estudos deverão acontecer agora em humanos, para comprovar a eficácia do suplemento para formalizar sua possível prescrição médica”, afirma.

Devido à importância da pesquisa, o trabalho despertou interesse da comunidade acadêmica e deverá ser apresentado, em breve, em uma conferência internacional, realizada no Canadá.