Dia da Árvore
Qua, 21 de Setembro de 2011 11:44

Plantio de mudas e palestra marcam comemorações no Campus Muzambinho

21Para marcar as comemorações do Dia da Árvore no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, uma série de atividades foram realizadas no dia 21 de setembro. Pela manhã, cerca de 70 alunos das turmas do 1º ano do Técnico em Agropecuária (Integrado e Subsequente) participaram de plantio de mudas realizado no terreno ao lado do lago do campus. A atividade integra uma ação realizada anualmente que visa à formação de uma mata ciliar que, no futuro, se transformará em uma Área de Preservação Permanente, fundamental para a preservação das nascentes de água.

No total, 256 mudas foram separadas para o plantio. Entre as 29 espécies selecionadas, exemplares de pitanga, jequitibá branco, jacarandá paulista, pau ferro, pau-brasil, magnólia, jambo e manga. A primeira árvore, um exemplar de graviola, foi plantada pelo diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues. Durante a atividade, os técnico-administrativos Sebastião Marcos Vilela e Juliano Francisco Rangel enfatizaram a importância da conservação da natureza e o simbolismo representado pela data, tornada oficial pelo Governo Federal em 1965, através do decreto 55.795, de 24 de fevereiro.

Em seguida, os alunos João Gustavo Ferreira Vilela e Luan Henrique Silva Pinto leram textos com informações sobre os prejuízos que têm sido causados no meio ambiente devido à falta de conservação das matas. Orientados pelos professores Claudiomir Silva Santos e Raul Henrique Sartori, os estudantes fizeram o plantio, irrigando as mudas e colocando cobertura morta em volta para preservar a umidade. A atividade teve o apoio também dos funcionários Generci Dias Lopes, Greimar de Jesus, Osvaldo Felipe, José Antônio dos Santos e Lucas Roberto de Souza, que cuidaram na preparação das covas e do terreno.

À tarde, crianças das escolas municipais de Muzambinho e os alunos do Colégio Lyceu estiveram no campus para participar do plantio. Além disso, a atividade recebeu o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas.

As comemorações do Dia da Árvore contaram ainda com a participação dos estudantes de Engenharia Agronômica e do professor José Sérgio de Araújo. Duas mudas de ipê amarelo foram plantadas nos arredores do Prédio da Cafeicultura.

Para encerrar a programação, o professor Aloísio Calsoni Bozzini, da Unifeg de Guaxupé, ministrou palestra sobre “A estreita relação entre saúde e meio ambiente”. O evento foi iniciado às 19h30, no auditório do Prédio Pedagógico.

Sobre o Dia da Árvore

No hemisfério sul, o dia 21 de setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios e secos de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena, como o amor e o respeito pelas árvores, representantes maiores da imensa riqueza natural do país.

Há mais de 30 anos, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - data que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída, em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore, na época comemorado no dia 21 de setembro.

Conforme previsto no Artigo 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Amapá, Roraima e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em algumas regiões do Brasil, por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Árvore. O ideal seria observar qual a semana.

Nem todos sabem entender o significado que existe em uma árvore. Ela é um ser vivo e, portanto, nasce, cresce, reproduz e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não prejudica o homem, o que seria suficiente para respeitá-la. No entanto, o mais importante consiste no fato de as árvores protegerem a terra com sua sombra e suas raízes; evapotranspirarem a água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; convertem gás carbônico em oxigênio, necessário a todos os seres que dele dependem. Há as que fornecem frutos valiosos para a alimentação, além de produtos medicinais e industriais.