Login



Premiação

Vencedores da exposição de trabalhos científicos e dos concursos culturais são anunciados na cerimônia de encerramento do Congresso de Apicultura

44No último dia do IV Congresso Mineiro e I Simpósio de Apicultura e Meliponicultura de Minas Gerais, a inauguração do meliponário do Campus Muzambinho marcou o início das atividades. O novo setor localiza-se ao lado do prédio da Mecanização e será usado para o estudo de abelhas sem ferrão.

Ao longo da manhã, os participantes que vieram de diversas cidades do Brasil, como Montes Claros, Porto Alegre (RS), Teresópolis (RJ), Porto Velho (RO), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São João Evangelista (MG), concluíram as atividades dos minicursos e, em seguida, se reuniram no ginásio poliesportivo, onde aconteceu a cerimônia de encerramento do evento. Foram anunciados os vencedores da exposição de trabalhos científicos e dos concursos culturais de pintura, fotografia, culinária e desenho livre.

Dos 27 trabalhos inscritos, oito foram selecionados para serem apresentados oralmente. O primeiro lugar ficou com o projeto “Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Própolis de Diferentes Espécies de Meliponíneos Produzidas no Município de Alfenas (MG)”, cujos autores são Melissa Espírito Santo, Marcelo Araújo e M. Ikegaki. O trabalho “Dieta e Cérebro: Influência da Alimentação no Desenvolvimento do Sistema Nervoso de Rainhas e Operárias de Abelhas Apis Mellifera”, de autoria de Josiane Vieira, recebeu menção honrosa.

No concurso de fotografia, o primeiro lugar ficou com Roberto Carlos Alves, de São João Evangelista, com a foto “Abelha coletando pólen no Pico do Itambé”. As imagens “Uruçu Amarela”, de Neuza Falco Galvão, e “O princípio da vida”, de Estevan Teodoro e Lucas Oliveira, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na categoria pintura, o prêmio foi para Márcio Bueno de Araújo, com o quadro “Enxame de Abelhas”. O concurso de desenho premiou três categorias: Vinícius Pacheco venceu na modalidade Criatividade, Alex Júnior na modalidade Cor, e Larissa Vasconcelos na modalidade Preto e Branco. O prato “Frango com mel e mostarda”, desenvolvido por Mateus Donizetti de Assis, foi o campeão no concurso de culinária.

45Os vencedores receberam a premiação durante a cerimônia de encerramento das mãos do diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, do presidente da comissão organizadora, Rubens Marcelo de Castro, e do presidente da comissão científica, Ademilson Espencer Soares. Em seguida, o professor Rubens fez um agradecimento especial às pessoas que apoiaram o evento e à equipe de professores, funcionários e alunos que ajudaram na realização. O professor acabou sendo surpreendido por sua esposa, Fabiana, que fez uma homenagem a ele por todo o trabalho desenvolvido.

O IV Congresso Mineiro e o I Simpósio de Apicultura e Meliponicultura de Minas Gerais foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a Associação dos Apicultores de Muzambinho (Apimuz), a Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto) e o Sebrae-MG. A Federação Mineira de Apicultura (FEMAP), a Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (Faet) e a Prefeitura Municipal de Muzambinho participaram como instituições apoiadoras.