"Defendendo Irá"
Qui, 18 de Agosto de 2011 12:36

Alunos da Apae e de escolas da região visitam o campus para participar da ação "Colorindo e Conhecendo as Abelhas"

homeReunir educação, arte, inclusão social e conscientização ambiental em uma única iniciativa. Com o projeto “Defendendo Irá”, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho chega a esse objetivo e ainda leva conhecimento sobre abelhas a crianças de escolas e instituições de assistência da região. Por meio da ação “Colorindo e Conhecendo as Abelhas”, os alunos visitantes tem a oportunidade de conhecer, de maneira lúdica, informações sobre a produção de mel, própolis e outros produtos, e como é o funcionamento de um meliponário, local onde colônias de abelhas sem ferrão são criadas.

cartilhaA ação consiste em uma aula sobre meliponicultura, em uma visita ao setor e na distribuição de uma cartilha ilustrada para colorir, elaborada pelo ex-aluno do Instituto, José Carlos Palma. A atividade foi desenvolvida em conjunto pelos professores Rubens Marcelo de Castro, Ieda Kawashita e Isabel Ribeiro do Vale Teixeira e conta também com o apoio de alunos do curso de Ciências Biológicas e do funcionário técnico-administrativo Juliano Rangel.

A primeira aula foi dada na manhã de quarta-feira, 17 de agosto, para cerca de 50 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Muzambinho. Crianças e jovens de diferentes idades, da educação infantil à adulta, estiveram no campus e participaram da ação. “Cada um tem a sua necessidade e muitos acabam não tendo contato com o mundo, ficam restritos à Apae e à casa onde moram. Por isso, é importante um projeto como esse, é uma oportunidade de socialização”, diz a professora da Apae, Cristiane Costa Dias. “Estamos sempre vindo ao Instituto, pois temos tido muita abertura. O assunto é válido e alguns alunos aprendem melhor oralmente, numa aula de campo como essa”, completa Geralda das Dores da Silva, outra professora da Apae.

Na visita, os alunos foram recebidos pelo professor Rubens, que ensinou curiosidades sobre o assunto. Aprenderam, por exemplo, que Guaxupé é uma espécie de abelha e que a origem do nome da cidade vem disso. O funcionário Juliano também participou, falando sobre a importância do cultivo de flores como fonte de alimento para as abelhas. O grupo pôde circular entre as colônias e ver como é a estrutura interna do ninho e dos potes de mel e pólen. Benefícios do mel para a saúde também foram citados. Segundo o professor, o produto produzido pela abelha jataí é considerado o mel mais puro que existe e é comumente usado no combate à catarata.

Ele explica ainda que o nome do projeto, “Defendendo Irá”, significa defender as abelhas, uma vez que “irá” corresponde à abelha na língua tupi.

Ao longo das próximas semanas, outros encontros serão realizados. As escolas interessadas em participar podem agendar uma visita, entrando em contato com o professor Rubens Marcelo de Castro, pelo telefone (35) 3571-5051.