Obras no campus
Ter, 16 de Agosto de 2011 09:18

Instituto Federal de Muzambinho inaugura unidades e expande infraestrutura

Desde que foi transformada em Instituto Federal de Educação, no ano de 2008, a ex-Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho vem recebendo investimentos com o objetivo de ampliar a oferta de cursos e o número de vagas nas modalidades de educação presencial e a distância. Em 2011, os projetos de melhoria da infraestrutura ganharam ainda mais vigor, colocando o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho em um momento expressivo de expansão. Com o reinício das aulas, neste mês, parte das obras em andamento estão sendo concluídas e já começarão a serem utilizadas pelos alunos e professores.

No Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES), foi finalizada a reforma da piscina de 25 metros. Para melhor atender os estudantes do curso de Educação Física, foi feita a cobertura, a troca de filtros e instalado o sistema de aquecimento da água. A estrutura compreende uma área de 612 metros quadrados. Realizada durante o primeiro semestre, a reforma for orçada em cerca de R$ 330 mil e deixou o local mais adequado para a realização das atividades esportivas. Além disso, possibilitará mais conforto aos alunos, que poderão utilizar a piscina também nos dias frios.

Prédio da Informática

informatica3Os cursos de Ciência da Computação e Técnico em Informática ganharão espaço próprio neste segundo semestre. Já está concluída a primeira fase da obra do Prédio Pedagógico de Informática. Os dois pavimentos iniciais da construção foram entregues no mês de julho. O espaço de 1.688 metros quadrados, construído com recursos da ordem de R$ 1.553.638,86, abrange 12 salas (laboratórios de informática), uma sala de professores, oito banheiros, depósito, cantina e sala destinada ao Núcleo de Tecnologia da Informação. O local é adaptado para o acesso de cadeirantes. Possui capacidade para abrigar 480 alunos e, quando a segunda etapa da obra estiver concluída, o número subirá para 800.

Segundo o arquiteto do Instituto, Gregório Barroso Prósperi, para que a construção seja finalizada, falta levantar o terceiro pavimento, que corresponde à segunda etapa do projeto. A execução está prevista para o segundo semestre e o início depende do andamento do processo licitatório.

Outro prédio, com 638 metros quadrados de área e custo em R$ 623.773,60, está prestes a ser concluído. O espaço é destinado ao curso Técnico em Edificações. O local possuirá laboratório especializado, sala de aula, sala de professores e dois banheiros. Assim como as demais obras, a construção começou a ser executada no final de 2010 e tem previsão de estar pronta na segunda quinzena de agosto.

Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues explica que a ampliação da infraestrutura foi definida conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2009-2013. São investimentos que atendem às necessidades emergentes e às demandas dos novos cursos. “O ambiente estrutural tem que estar em condições de oferecer qualidade de vida aos alunos e funcionários e, simultaneamente, ser favorável à construção do conhecimento. São obras pensadas para valorizar a humanização do ensino”, destaca.

Educação a Distância

CEAD3Durante os próximos meses, outras duas obras serão inauguradas. A primeira delas é a implantação de um prédio anexo ao Centro de Educação a Distância (Cead). No local, estão sendo investidos R$ 299.981,08 para a construção de espaços destinados à ampliação do Ensino a Distância. O anexo tem cerca de 300 metros quadrados e possuirá duas salas de aula, estúdio de gravação, sala de editoração, dois banheiros e depósito. A previsão é concluir os trabalhos em 90 dias.

A segunda obra em andamento é o pavilhão destinado à Biotecnologia, localizado ao lado do Laboratório de Bromatologia e Água. O prédio terá três pavimentos, totalizando 1.698 metros quadrados. Segundo Gregório Oliveira, 70% da estrutura de concreto foi levantada e os trabalhos deverão ser finalizados em março de 2012. O prazo pode variar conforme os editais de licitação. O total investido é de R$ 1.317.961,87.

Pavimentação e iluminação

Terraplanagem-e-IluminaoO coordenador de serviços gerais do campus, Roberto Cássio da Silva, lista também mais dois projetos: a duplicação do principal acesso ao Instituto Federal e a reforma da iluminação da via. Essas obras estão em andamento desde janeiro. Já foram concluídas as etapas de terraplanagem e construção de coletores de água pluvial. Nos próximos dias, ficará definida a empresa responsável pela pavimentação e pela construção de uma calçada para pedestres, que ligará o pátio do Prédio Administrativo à guarita de entrada do campus. O serviço deverá ser executado em 240 dias.

No que diz respeito à iluminação, 70% está concluído. Foi feita substituição da rede elétrica, dos postes e das lâmpadas. O serviço contemplou o setor de Bovinocultura de Corte e a área do estacionamento que ainda estava escura. O acesso à usina hidroelétrica, localizado na rodovia que liga Muzambinho a Nova Resende, também foi iluminado.