6º Congresso AMOG
Seg, 20 de Julho de 2015 12:09

Câmpus Muzambinho recebe cerca de 500 professores na 6ª edição do Congresso de Educação da AMOG.

Entre os dias 15, 16 e 17 de julho o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho recebeu cerca de 500 profissionais da educação para a 6ª edição do Congresso da Associação dos Municípios Micro Região Baixa Mogiana – AMOG.

Com o tema de “Docência em trans-forma-ação” o congresso trouxe para Muzambinho profissionais de renome do cenário da educação brasileira que ofereceram palestras e workshops aos participantes.

A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente da AMOG, Adênio Siqueira Danziger, que no ato representou o atual presidente Ivan Antônio de Freitas; do representante do Reitor do IFSULDEMINAS Marcelo Bregagnoli, o Pró-Reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Carlos Alberto Machado Carvalho; do Diretor-geral do Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; do Reitor do UNIFEG, Reginaldo Arthus; de diversos prefeitos da região, secretários (as) de educação, professores (as) e demais autoridades.

A palestra de abertura do evento ficou a cargo do Prof. Dr. Reginaldo Arthus que tratou sobre os processos de mudança e evolução da docência no Brasil. Após sua palestra duas mesas redondas foram formadas para promover o debate sobre o assunto em questão.

O encerramento do primeiro dia ficou por conta do palestrante e escritor César Obeid que abordou o tema “Motivando com rimas”.

Nos dois primeiros dias foram ofertadas diversas oficinas a fim de promover o estreitamento das relações e garantir a troca de relatos e experiências entre o corpo docente. Os temas das 27 oficinas foram distribuídos entre os níveis de ensino: creche, pré-escola, 1º, 2º e 3º anos, 4º e 5º anos, 6º e 9º anos e técnicas de gestão.

No último dia de evento a pedagoga, psicóloga e Doutora em Educação, professora Rosita Edler Carvalho ministrou a última palestra do congresso com o tema “O que você leva para a sala de aula, colega professor?” e o encerramento contou com apresentação artística do grupo Encantorias que divertiu o público.

Momentos culturais ainda garantiram o entretenimento dos presentes com show de voz e violão, apresentação da Faculdade Aberta da Terceira Idade – FATI e sorteio de prêmios e brindes.

O evento foi uma realização da AMOG em parceria com o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e o Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé (Unifeg) e contou com a presença de profissionais da educação das cidades de Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Luiz Fernando Bócoli