Arduino Day Muzambinho
Ter, 01 de Abril de 2014 08:59

Evento mundial Arduino Day, realizado no Câmpus Muzambinho, celebra os 10 anos do microcontrolador.

Aconteceu no prédio da Informática, no último sábado, dia 29 de março, o evento “Arduino Day Muzambinho”. A equipe organizadora foi o Núcleo de Estudos em Robótica SheepSet que se empenhou para que este evento se tornasse realidade atendendo a 40 participantes.

O evento foi realizado em comemoração aos 10 anos do microcontrolador Arduino, o qual foi utilizado por todos os participantes, disponibilizados pelo Laboratório de Eletrônica/Sistemas Digitais/Robótica.

A ideia surgiu após o site oficial do microcontrolador disponibilizar um evento em escala mundial denominado de “Arduino Day”, contando com todos os hobbystas e desenvolvedores que quisessem cadastrar seu próprio evento. Logo não deixaram de fora o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e cadastraram o evento no site oficial, o “Arduino Day Muzambinho”.

Para o dia, na parte da manhã, foi preparada uma “Oficina para Iniciantes”, que contou com 40 participantes, entre eles, alunos e comunidade externa. Para cada aluno foi disponibilizada uma apostila e um kit de desenvolvimento, tornando mais prática e dinâmica a oficina. Após o almoço, para descontrair, foi preparado uma “Mostra de projetos em Robótica” organizada pelo Núcleo de Estudos em Robótica SheepSet, contando com diversos projetos:

Robô controlado via Android.
Demonstração do micro-computador RaspBerry Pi.
Aplicações de visão computacional com a Robótica.
Robôs Lego.
Torre de Hanói resolvida por um braço robótico.
E muitos outros.

Este evento foi realizado na comunidade para disseminar o aprendizado na área de robótica e pode beneficiar alunos e professores criando uma percepção mais abrangente do que pode ser desenvolvido com a robótica. Podendo surgir projetos que envolvam tecnologia, agricultura, inteligência artificial e outras áreas aplicáveis no Câmpus Muzambinho.

Organização:
Núcleo de Estudos em Robótica SheepSet:
Saymon Cristian Alves Oliveira (8º Período)
Sayoan Cristian Alves Oliveira (5º Período)
Guilherme Ioshimine (6º Período)
Vinicius Henrique Marangoni (3º Período)
Ronieri Sales (3º Período)
Leonardo Vieira (5º Período)

Coordenação do Curso de Ciência da Computação:
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Heber Moreira

Apoio:
Cooperativa do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Para os organizadores o evento foi um sucesso, com uma taxa mínima de desistência, contando com quase 100% dos inscritos. E posteriormente o Núcleo SheepSet estará organizando mais eventos de robótica para todos os interessados.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Saymon Cristian Alves Oliveira.

Confira as fotos: