Pibid
Ter, 17 de Dezembro de 2013 08:01

Encerramento das atividades do Pibid Biologia conta com apresentação do teatro “Histórias do Bairro”.

06Após um ano e meio encerraram-se, no dia 05 de dezembro, as atividades do Pibid Biologia do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

O Pibid é um programa do governo federal, vinculado à Capes, que visa incentivar alunos e professores a fazerem licenciatura. O projeto realizado no Câmpus teve como tema a afetividade e a sexualidade e trabalhou com mais de 2000 crianças e adolescentes das escolas públicas Salatiel de Almeida e Cesário Coimbra.

Na ocasião foram realizadas três apresentações teatrais, para um público de cerca de 600 pessoas, em um festival intitulado “Histórias do Bairro”. As peças abordaram o tema do evento através de exibições sobre como conversar com os pais, gravidez precoce, DSTs, namoro virtual, bebida para menores, dentre outros.

O roteiro, cenário e as atuações foram feitas inteiramente pelos estagiários (bolsistas e voluntários) do Pibid, com orientação da Coordenadora Institucional do Pibid, Prof. Melissa Bressi, da coordenadora do Pibid, Profa. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira e pelos professores Carlos Batista e Izabel Assis.

Durante o período de execução do projeto, os licenciandos em Biologia desenvolveram dezenas de metodologias de trabalho nas escolas. “Acredito que este processo, além de aproximar o instituto da comunidade, faz com que os futuros professores encarem a educação como um processo dinâmico e criativo, que exigem ao mesmo tempo responsabilidade e dedicação”, declara Isabel Ribeiro.

O Pibid da área de Biologia teve seu início oficial no Câmpus Muzambinho em agosto de 2012 e contou com a participação de 15 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sendo dez bolsistas Capes, cinco voluntários, dois professores bolsistas de escolas públicas estaduais. São eles: Jaqueline Silva, Janaina Silva, Paola Cristina de Piza, Amanda Goulart, Eveliny de Fátima Pereira Reis, Douglas Gabriel Alves Rocha, Ana Carolina Borges da Silva, Angelica Silva, Yasmim de Oliveira Almada Moraes, José Nacarato Neto, Alice Bonaccorsi de Sena, Sircio Alison dos Santos, William de Castro Melo Souza, Raul Riboli Gonçalves, Bruna Nadalete, Mateus Donizete Assis, Douglas Gabriel Rocha, Leonardo Henrique Timóteo e Maiqui Isidoro.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Isabel Ribeiro do Valle Teixeira

Confira as fotos: