Login



Concurso de cafés
Qui, 03 de Outubro de 2013 13:42

Cerimônia marca a abertura oficial da Premiação do 7º Concurso de Qualidade de Cafés de Caconde e Região.


Realizado pela Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde, por Associados, pela Prefeitura Minucipal de Caconde e pelo projeto de extensão SOMA vinculado ao IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, ocorreu no sábado, dia 28 de setembro, o 7º Concurso de Qualidade de Cafés de Caconde e Região.

O objetivo do evento foi incentivar a produção de cafés de qualidade superior, no município de Caconde – SP e Região, divulgar o potencial de qualidade do produto e promover uma maior interação ente os produtores dos Institutos de Pesquisa e Qualificação.

Os cafés ganhadores do concurso nas categorias Café Natural, Café cereja Descascado e Micro Lote, serão enviados para o 12º Concurso de Qualidade de Café de São Paulo e a 11ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo.

Segundo José Marcos A. de Mendonça "o concurso foi realizado em duas etapas no Laboratório de Classificação e Industrialização do Café do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Na última etapa, o painel sensorial foi formado por 5 juizes "Q-Graders" licenciados pelo CQI: Claudio Baquião Filho, Roberta Bazilli, Joaquim Inácio Sertório Neto, Thiago Dias e José Marcos Mendonça.

A solenidade contou com palestras minsitradas pela professora Luciana Lopes Mendonça e pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça. Contou também com a presença de autoridades locais como: o presidente da Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde, Odécio Fernando de Faria; o prefeito da Estância Climática de Caconde, Luciano de Almeida Semensato; o presidente da Câmara de Vereadores, David Antônio Teixeira Junior; o diretor-geral Câmpus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues; o diretor-presidente da Fundação PROCAFÉ, José Edgard Pinto Paiva; o diretor adiministrativo e financeiro do Conselho de Exportadores de Café do Brasil(CECAFÉ), Ronaldo Jamar Taboada; representando a Exma. Dra. Monika Carneiro Meira Bergamaschi - Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o diretor do EDR- Região de São João da Boa Vista, João Batista Vivarelli; e representando o presidente do sistema FAESP-SENAR/ AR-SP/FUNDEPEC, Dr. Fábio Meirelles, o presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira.

Os ganhadores do concurso em suas respectivas categorias foram:


Modalidade Microlote:

1º -  Gertrudes dos Santos Sítio Boa Vista, no Bairro Boa Vista do Zani;

2º -  Celso dos Santos Sítio Boa Vista, no Bairro Boa Vista do Zani;

 

Modalidade Natural:

1º -  Valdir José Ferreira Sítio Boa Vista, no Bairro Boa Vista do Zani;

2º -  Marcílio Borges Sítio Santa Maria, no Bairro Serra do Cigano;

3º -  Ailson Rodrigues do Prado Sítio Amjeam,

4º -  João Mathias de Oliveira Dias Fazenda Fonte Coberta, no Bairro São João de Cima;

 

Modalidade Descascado:

1º -  João Roberto Corral Provêncio e outros Fazenda Santa Jacy;

2º -  Fernando Francisco Brochado Heller Fazenda Baixadão no Bairro Fumaça;

3º - João Paulo Muniz Fazenda São Thomaz;

4º - Roberto Ribeiro Bazilli Sítio Boa Vista do Engano, no Bairro Boa Vista do Engano.

 

 

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho