3ª Olimpíada de Programação
Qua, 26 de Junho de 2013 13:17

Olimpíada de Programação reúne alunos de vários Câmpus do IFSULDEMINAS em Maratona

03Equipes do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho garantem o 1° lugar nas categorias de Ensino Superior e Técnico da 3ª Olimpíada Interna de Programação – OLIP.

Promovida pelo IFSULDEMINAS, a competição aconteceu no dia 22 de Junho de 2013 entre cerca de 100 estudantes e 31 equipes inscritas, sendo 16 na categoria Superior em Informática e 15 na categoria Técnico em Informática. O evento completo durou cerca de 7 horas tendo a competição ocorrido das 13 às 16 horas.

O evento foi organizado pelos docentes do Câmpus Muzambinho, Heber, Aracele, Aline, Tiago Botelho e Gustavo Kyoshi, e também por docentes dos Câmpus de Passos, Machado, Inconfidentes e do Polo da Rede de Alterosa.

De acordo com a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que integra a comissão organizadora, durante a competição, os participantes foram desafiados a resolver oito problemas nos quais deveriam criar programas de computador capazes de dar solução às situações propostas. As equipes que conseguiram resolver o maior número de questões em menos tempo foram as vencedoras.

Durante a abertura do evento, a professora ainda citou a importância das olimpíadas já que a cada dia mais empresas de Tecnologia da Informação realizam recrutamento de funcionários nestes eventos, uma vez que esses reúnem alunos que possuem bom raciocínio lógico, domínio de pelo menos uma linguagem de programação, habilidades para trabalhar em equipe e motivação.

Neste ano a empresa convidada foi a WebGoal, com sede em São Paulo e Poços de Caldas, que utilizará o resultado da III OLIP para selecionar os alunos que farão parte da célula “Ateliê de Software”, que a empresa está criando dentro do Prédio de Informática do Câmpus Muzambinho. Essa é uma forma de estreitar o relacionamento entre a empresa e o Instituto e proporcionar que os alunos possam realizar projetos na área de análise e desenvolvimento de sistemas, além de terem a oportunidade de participar de treinamentos e reuniões com membros da empresa.

Alguns alunos do Instituto, ainda participam do grupo de estudos em problemas de Maratonas de Programação – os Encoders – que conseguiu classificar 2 equipes. O grupo se reúne periodicamente, de forma voluntária, para estudar problemas que aparecem neste tipo de competição.

Como incentivo à participação dos alunos na competição, os campeões da OLIP na categoria Ensino Superior serão convidados a representar o IFSULDEMINAS na primeira etapa da Maratona de Programação, a ser realizada no dia 14 de setembro, na FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá. Já os vencedores na categoria Ensino Técnico serão convidados a representar o Instituto na Olimpíada Brasileira de Informática, que acontece no início de 2014.

O evento ainda contou o apoio das empresas Novatec Editora, GilvanDev e WebGoal e com a colaboração do aluno Daniel Correia, do 4º período do curso de Computação e bolsista do projeto Encoders, e dos alunos Jadeir, Maly, Lucas, Eric e Rodolfo.

No final do evento ocorreu a premiação dos vencedores das duas modalidades no Auditório I do Prédio Pedagógico. Confira abaixo o quadro de medalhas e a classificação de cada equipe:

Categoria Ensino Superior

1º Lugar - Equipe Encoders 01.

Alunos do 8º Período do curso de Ciência da Computação do Câmpus Muzambinho.

João Cláudio Dias Araújo, Lilian Cristina de Paula, Emerson Dias do Prado.

Resolveram 6 problemas em 311 minutos de tempo corrigido.

2º Lugar – Equipe Encoders 03.

Alunas do 3º e 4º períodos do curso de Ciência da Computação do Câmpus Muzambinho.

Nilva Alice Gaspar, Nayara Denise Gaspar, Claudia dos Reis Silva.

Resolveram 4 problemas em 292 minutos de tempo corrigido.

3º Lugar - Equipe Osmose.

Alunos do 8º Período do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho.

Marcelo Rodrigo de Castro, Douglas Falconi, Fernanda Delizete.

Resolveram 3 problemas em 153 minutos de tempo corrigido.

Categoria Ensino Técnico

1º Lugar - Equipe Experts.

Alunos do 3º ano do curso técnico em informática integrado - Câmpus Muzambinho.

Maykon Filipe Dacioli Batista, Leonardo Augusto Azarias.

Resolveram 3 problemas em 277 minutos de tempo corrigido.

2º Lugar - Equipe GameOver.

Alunos do 2º e 3º anos do curso técnico em informática integrado - Câmpus Muzambinho.

Julian Romero, Elias Daniel Boaventura Ferreira, Otávio Ferreira Borges da Costa.

Resolveram 3 problemas em 384 minutos de tempo corrigido.

3º Lugar - Equipe Atari.

Alunos do curso técnico em informática - Câmpus Inconfidentes.

Danilo Germiniani Virginio, Breno Maduro Marcondes Pereira, Geovana Marinello Palomo.

Resolveram 3 problemas em 513 minutos de tempo corrigido.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: