Login



X Congresso Nacional
Qui, 23 de Maio de 2013 16:26

Evento reúne acadêmicos e profissionais da área ambiental para discutir o desafio de "viver bem"

congresso mambienteEntre os dias 22 e 24 de maio, a cidade de Poços de Caldas estará sediando o X Congresso Nacional de Meio Ambiente com a temática "Não há qualidade de vida com o ambiente em crise: viver bem é o desafio".

A abertura das solenidades se deu com a presença do Reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Sérgio Pedini, do diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, do prefeito da cidade de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, da secretária de educação de Poços de Caldas, Maria Claúdia Prézia, e do presidente da comissão técnica do IFSULDEMINAS, Prof. Claudiomir Silva.

O Coral do Câmpus Muzambinho, regido pelo músico Acácio Donizetti Vieira, foi a principal atração da abertura do evento e apresentou três músicas ao público presente.

Logo no primeiro dia de evento os participantes puderam assistir a palestras de profissionais renomados em suas respectivas áreas de atuação.

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Daniel Munduruku. Escritor indígena e autor de mais de 40 livros publicados, o palestrante abordou o tema "Mãe Terra e as questões indígenas", através de tópicos como a necessidade de se valorizar seus ancestrais, sobre como deve-se criar uma consciência ambiental nos jovens e sobre a importância de uma mudança na forma como o índio é notado na sociedade.

Na parte da tarde foi apresentada pelo Dr. Maurício Waldman, a palestra "Política Nacional de Resíduos Sólidos". Nela o professor citou como o acúmulo de lixo afeta o meio ambiente e quais são os desafios mais urgentes a serem enfrentados e como superá-los.

A última palestra do dia foi ministrada pelo Dr. Marcelo Bregagnoli, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFSULDEMINAS, que destacou a produção sustentável e a questão da segurança alimentar. Em sua palestra abordou a necessidade de ações que reduzam o impacto corrente sobre a biodiversidade, citou como problemas como erosão podem afetar de forma negativa o meio ambiente, e ainda demonstrou como a ecoeficiência pode ser útil através de práticas sustentáveis exercidas pelos diferentes tipos de produtores.

As palestras foram intercaladas por duas apresentações de trabalhos acadêmicos sobre tecnologia ambiental apresentados pelos autores Masharú Silva Kawamoto e Kátia de Lourdes Pereira.

Durante todo o dia houve oficinas e apresentações de pôsteres aos presentes. E para encerrar o primeiro dia, durante a noite, foram realizadas atividades culturais como um coquetel e a apresentação da banda Professores no Rock.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.