Olimpíada de Programação
Qua, 01 de Agosto de 2012 09:05

Equipes de Muzambinho e Passos vencem OLIP 2012

16Realizada no último sábado, 28 de julho, a 2ª Olimpíada Interna de Programação (OLIP) do IFSULDEMINAS. A competição aconteceu no Campus Muzambinho e reuniu 30 estudantes dos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação. No total, dez equipes se inscreveram, sendo cinco na categoria superior e cinco na categoria técnico. Saíram vencedoras as equipes "Encoders 01", formada por alunos da Ciência da Computação do Campus Muzambinho, e "Infomaníacos", constituída pelos estudantes do Campus Passos.

O evento foi iniciado na parte da manhã. Durante a abertura, o ex-aluno do curso Técnico em Informática Integrado, Mário Gobbo, apresentou detalhes de sua participação em 2011. O time dele foi o vencedor na categoria técnico e ele teve a oportunidade de fazer um estágio de quatro semanas, em julho do ano passado, na empresa People, em Campinas. Mário contou sobre o quanto o curso foi importante. Hoje, ele trabalha como programador em uma empresa na cidade de São Sebastião do Paraíso, mas está indo para o Paraná, onde realizará curso superior na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

De acordo com a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que integra a comissão organizadora, durante a competição, os participantes foram desafiados a resolver oito problemas em que deveriam criar programas de computador capazes de dar solução às situações propostas. As equipes que conseguiram resolver o maior número de questões em menos tempo foram as vencedoras. Agora, os campeões da OLIP na categoria Superior serão convidados a representar o IFSULDEMINAS na primeira etapa da Maratona de Programação, a ser realizada no dia 15 de setembro, no Campus Muzambinho, uma das sedes regionais da competição em 2012.
Já os vencedores na categoria Técnico serão convidados a representar o Instituto na Olimpíada Brasileira de Informática, que acontece no início de 2013.

A OLIP envolveu a participação dos docentes do Campus Muzambinho Aracele Fassbinder, Gustavo Silva, Vinícius Silva, Heber Moreira, Aline Valle, Ricardo Marques, Gustavo Kyoshi e Tiago Botelho; do professor do Campus Passos, João Paulo de Toledo Gomes; e da aluna do 7º período de Ciência da Computação, Marly Prado. As empresas Novatec Editora, People Computação e GilvanDev apoiaram a realização. Os estudantes vencedores, que estiverem interessados, poderão realizar estágio no setor de desenvolvimento da empresa People, em Campinas.

A disputa teve início às 13h e durou três horas. A premiação aconteceu no auditório I do Prédio Pedagógico e o quadro de medalhas ficou da seguinte forma:

Categoria Ensino Superior

1º Lugar - Equipe Encoders 01
Alunos do 7º Período de Ciência da Computação do Campus Muzambinho
João Cláudio Dias Araújo, Lilian Cristina de Paula, Emerson Dias do Prado
Resolveram seis problemas em 385 minutos de tempo corrigido.

2º Lugar - Equipe Osmose
Alunos do 7º Período de Ciência da Computação do Campus Muzambinho
Reginaldo da Silva Alves, Marcelo Rodrigo de Castro, Douglas Falconi
Resolveram quatro problemas em 362 minutos de tempo corrigido.

3º Lugar – Equipe Encoders 03
Alunos do 3º Período de Ciência da Computação do Campus Muzambinho
Daniel Correia, Marcelo Fassbinder, Leandro Marques Rezende
Resolveram quatro problemas em 376 minutos de tempo corrigido.

O grupo de estudos em problemas de Maratonas de Programação – os Encoders – marcou presença no quadro de medalhas da OLIP e conseguiu classificar duas equipes. O grupo se reúne periodicamente, de forma voluntária, para estudar problemas que aparecem neste tipo de competição. Todos os alunos do curso de Computação são convidados a participarem.

Categoria Ensino Técnico

1º Lugar - Equipe Infomaníacos
Alunos do 1º período do Técnico em Informática Subsequente - Campus Passos
Resolveram dois problemas em 214 minutos de tempo corrigido
Lucas Alves dos Santos, Luis Henrique de Paula Oliveira

2º Lugar - Equipe Online
Alunos do 3º período do Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Bianca Michalsky Martins, Ulisses de Oliveira Gonçalves
Resolveram dois problemas em 217 minutos de tempo corrigido.

3º Lugar - Equipe Inicial
Alunos do 3º período do Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Lucas Prado, Taynara Martins
Resolveram um problema em 27 minutos de tempo corrigido

Houve empate entre a equipe Osmose e a equipe Encoders 03, na categoria superior, e entre a equipe Infomaníacos e a equipe Online, na categoria técnico. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquela que tem o menor tempo corrigido. Esse tempo é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de dez minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Aracele Fassbinder

Confira abaixo a classificação final da OLIP e as fotos do evento: