Aulas inaugurais da EAD
Qui, 03 de Março de 2011 11:35

Os novos alunos da modalidade Educação a Distância (EAD), matriculados nos polos de rede de Cataguases, Juiz de Fora e Timóteo, iniciaram as atividades dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente, no último final de semana, com a realização das aulas inaugurais, presididas pelo diretor geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues. Os encontros foram a primeira oportunidade para os estudantes conhecerem a coordenação dos cursos, os tutores presenciais e as normas a serem seguidas durante os dois anos de estudo.

Cataguases

catag04A aula inaugural de Cataguases foi realizada na noite de sexta-feira, 25 de fevereiro, na Escola Municipal Enedina Prata, bairro Paraíso, onde funciona o polo de rede. O diretor Luiz Carlos Rodrigues iniciou a cerimônia dando boas-vindas aos alunos e destacando o trabalho que o Centro de Educação a Distância (Cead) do Campus Muzambinho vem desenvolvendo ao levar oportunidades de capacitação profissional para diversas regiões de Minas Gerais. Ele também lembrou as vantagens oferecidas pela EAD, como a possibilidade do aluno estipular seu próprio horário de estudo.

O encontro contou com a participação da diretora da Escola Municipal Enedina Prata, Luciana Sodré, representando a prefeitura, a coordenadora do polo, Marilda Martins, os quatro tutores presenciais, e a coordenadora do curso a distância de Técnico em Informática, Rosângela de Assis Lopes Rodrigues, que apresentou as informações sobre a grade curricular e os procedimentos a serem adotados durante o andamento dos módulos. A nova turma tem 50 alunos matriculados e é a terceira aberta em Cataguases.

Juiz de Fora

Juiz10Em Juiz de Fora, 50 alunos do Técnico em Informática e 50 do Técnico em Meio Ambiente participaram da aula inaugural, realizada na Escola Municipal Caic Núbia Pereira Magalhães Gomes, bairro Santa Cruz, zona norte da cidade. A cerimônia ocorreu na tarde de sábado, 26 de fevereiro, e teve a participação do diretor Luiz Carlos Rodrigues. Os novos estudantes tiveram contato com os coordenadores dos cursos a distância, Rosângela Rodrigues (Técnico em Informática) e Claudiomir Silva Santos (Técnico em Meio Ambiente), que ministraram a primeira aula. Também conheceram a coordenadora do polo, Kátia Aparecida Campos, e os quatro tutores presenciais.

O polo juiz-forano é um centro de ensino para portadores de necessidades especiais, uma vantagem que será fundamental no desenvolvimento do curso, já que as turmas são constituídas por um público heterogêneo, formado, por exemplo, por cadeirante, portadores de visão subnormal, gestantes e até mesmo pessoas da terceira idade. “Creio que a turma será dinâmica, vamos dar todo o apoio e, se for preciso, promover palestras de motivação, já que o estudante de EAD costuma se sentir muito sozinho”, afirmou Kátia Campos. O polo de Juiz de Fora, assim como os demais, funcionará em tempo integral, abrindo nos turnos da manhã, tarde e noite.

Timóteo

tim01A programação de aulas inaugurais foi finalizada na manhã do domingo, 27 de fevereiro, em Timóteo. A cerimônia marcou o início das atividades de 50 alunos do curso Técnico em Informática e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro-sul da cidade. Além do diretor do Campus Muzambinho, Luiz Carlos, e da coordenadora geral dos polos de EAD, Rosângela Rodrigues, participaram do encontro o prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, a secretária de Educação, Maria Aparecida Rufino Mendes, e a coordenadora do polo, Gláucia Aparecida Silva Vasconcelos.

O prefeito Sérgio Mendes destacou a importância da capacitação oferecida pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho para tornar a mão de obra de Timóteo competitiva no mercado de trabalho. “Há um desejo para que o país se desenvolva e precisamos criar oportunidades de capacitação, envolvendo o município nesse crescimento”, afirmou. Já Maria Aparecida Rufino lembrou que o processo de estudo é marcado por diversas dificuldades, mas enfatizou que é preciso ter persistência. “Se empenhem muito nesse curso. Se estão começando 50, que terminem 50, não se percam pelo caminho.” Em seguida, Gláucia Vasconcelos deu as boas-vindas e apresentou os quatro tutores presenciais ao alunos. Ao final da aula, apostilas de disciplinas do primeiro módulo foram entregues aos estudantes.

Confira a galeria de imagens:

Cataguases

Juiz de Fora