Novo Calendário IFPR
Qui, 12 de Setembro de 2013 13:51

IFPR anuncia novo calendário de aulas para os estudantes matriculados em cursos à distância

O reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná, Jesué Graciliano da Silva, anunciou nesta segunda-feira, dia 09 de setembro, um novo calendário de aulas para os estudantes matriculados em cursos à distância ministrados pela Instituição. As aulas estão suspensas desde o dia 21 de agosto, como uma das consequências da investigação de irregularidades na gestão de recursos públicos entre 2009 e 2011 na Diretoria de Educação à Distância do IFPR.

O novo cronograma foi instituído a partir da data de ingresso, a duração e previsão de finalização dos cursos, e busca minimizar os prejuízos causados pela inevitável suspensão das aulas no âmbito do EAD/IFPR enquanto estão sendo tomadas medidas para regularização do atendimento.

A partir destes levantamentos, foram instituídos três cenários diferenciados:

1. Cursos em fase final
Os cursos que estão em fase final, com mais de 85% das aulas dadas, em período de reoferta de disciplinas ou apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), terão as aulas retomadas em 07 de outubro de 2013 e serão concluídos com apoio dos tutores presenciais para encerramento dos conteúdos e aplicação de provas. Já os alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (Turma 1) terão como pendência a realização da prova do último módulo e as defesas presenciais de TCC.

O fechamento das notas, previsto para novembro de 2013, será realizado em fevereiro de 2014, o que também afeta a emissão do certificado ou diploma. Estão, neste cenário, os matriculados nos cursos Técnicos em Pesca, Aquicultura, Secretariado, Eventos, Logística, Meio Ambiente e Serviços Públicos, além dos cursos de Pós-Graduação em Agroecologia, para Gestores da Rede Estadual, em Gestão Pública (Turma 1) e Curso de Tecnologia em Gestão Pública.

2. Profuncionário (Cursos em fase intermediária – apenas parte do curso realizada)
Os cursos que se encontravam em andamento pelo Profuncionário serão retomados em 07 de outubro de 2013 por meio de parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A previsão de término desses cursos é junho de 2014.

3. Demais cursos
As aulas estão suspensas até fevereiro de 2014 para os demais cursos. Os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Reabilitação de Dependentes Químicos e Administração, que estão em fase intermediária, ou seja apenas com parte do curso realizada, serão suspensos e retomados em fevereiro de 2014. A Diretoria da Educação à Distância trabalhará em adaptações do calendário acadêmico para que a finalização do curso seja em abril de 2014.

Além dos cursos acima citados, a Diretoria de EAD/IFPR possui, ainda, turmas em cursos iniciados em 2013. São os cursos técnicos em Hospedagem, Transações Imobiliárias e Agente Comunitário de Saúde, além de E-TEC Copa e cursos ofertados para a Secretaria Estadual do Trabalho (SETS), Licenciatura em Formação Pedagógica e os cursos de pós-graduação em EAD, Gestão Pública (Turma 2) e Propriedade Intelectual e Inovação. Para estes cursos, as aulas também estão suspensas e a previsão de retomada é fevereiro de 2014. A data de conclusão permanece conforme previsto no calendário de cada curso, mediante concentração das aulas.

Novo calendário foi referendado pelo Conselho Superior
Na tarde desta segunda-feira (9), o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Paraná esteve reunido em caráter extraordinário para a atualização dos conselheiros sobre o atual panorama dos cursos oferecidos na modalidade de Educação à Distância do IFPR – suspensos desde o dia 21 de agosto de 2013 – e sobre os rumos que deverão ser seguidos a partir de agora na tentativa de garantir a continuidade e a conclusão desses cursos. O novo calendário foi referendado pelos membros do Conselho Superior.

Histórico
Desde o dia 08 de agosto, a Reitoria do Instituto Federal do Paraná e o corpo diretivo e de servidores do EAD/IFPR estão empreendendo ações no sentido de minimizar os prejuízos aos alunos com cursos em andamento.

A deflagração de operação da Polícia Federal para investigação de irregularidades no âmbito da Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD/IFPR) e a suspensão dos termos de parceria vigentes, devido ao cumprimento de determinação da Justiça Federal do Paraná, impactaram no desligamento de 175 colaboradores terceirizados e na interrupção dos serviços de desenvolvimento e manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – condições essenciais para o funcionamento regular do EAD/IFPR. O AVA é ferramenta para a manutenção dos cursos à distância, já que é o sistema que permite aos estudantes a postagem de trabalhos acadêmicos, consulta ao conteúdo ministrado em aula e às notas, além de ser uma eficaz ferramenta de contato com os professores e a coordenação de cursos. Os colaboradores dispensados atuavam especialmente em atividades relacionadas diretamente a produção, edição e transmissão das aulas.

Em 20 de agosto, a direção do EAD/IFPR anunciou a suspensão das aulas e demais atividades acadêmicas e pedagógicas nos cursos ofertados via Educação à Distância e sua retomada no dia 09 de setembro. O IFPR também anunciou as seguintes medidas para solucionar, de forma emergencial, a questão: contratação direta de colaboradores – a partir do artigo 24 da Lei 8666/1993, licitação para contratação de empresas prestadoras de serviços e concurso público para técnicos administrativos em educação.

Devido ao tempo necessário para viabilizar estas ações, serão necessárias profundas alterações no calendário acadêmico dos cursos ministrados pelo EAD/IFPR.

Mais informações

Outras informações podem ser encontradas por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Informações retiradas do site: http://reitoria.ifpr.edu.br/