Encontrão EAD
Seg, 26 de Novembro de 2012 11:51

Encontrão EAD do Câmpus Muzambinho reúne cerca de 800 alunos

Cerca de 800 alunos, vindos dos 23 polos que constituem a rede de Educação a Distância (EAD) do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, estiveram na unidade, nos dias 24 e 25 de novembro, para participar do 2º Encontrão EAD. Pensado com o objetivo de promover a integração entre os estudantes e dar oportunidade para que os alunos conhecessem as instalações da instituição onde estudam, o evento se configurou como um grande momento de confraternização entre professores, tutores, coordenadores de polo e alunos.

Na cerimônia de abertura, realizada no ginásio poliesportivo, durante a manhã de sábado, estiveram presentes o diretor-geral do Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli, que representou o reitor Sérgio Pedini; o diretor de Desenvolvimento e Ensino, Francisco Vítor de Paula; a coordenadora de EAD do IFSULDEMINAS, Anne Caroline Bastos Bueno; a coordenadora do Centro de Educação a Distância e do curso Técnico em Informática, Rosângela de Assis Lopes Rodrigues; e os coordenadores dos cursos técnicos a distância Cristiane Fortes Gris (Cafeicultura), Alessandra Lima Santos Sandi (Alimentos); Claudiomir da Silva dos Santos (Meio Ambiente) e Jaqueline Carlos Funayama (Análises Clínicas).

Representantes de todas as cidades onde o Câmpus Muzambinho possui cursos na modalidade a distância participaram do evento. As boas-vindas foram dados pelo diretor-geral. “A presença de vocês aqui mostra o quanto é importante a nossa instituição. Preparamos toda uma recepção especial porque estamos recebendo pessoas que acreditam nessa modalidade de ensino. É um dia de confraternização, no qual é colocado em primeiro lugar a humanização da educação”, declarou.

A cerimônia de abertura foi marcada também pela apresentação da Fanfarra Musicial do Câmpus Muzambinho, formada pelos alunos do Ensino Médio e regido pelo funcionários Luiz Fernando Bócoli.

Para o 2º Encontrão EAD, uma série de atividades foram programadas. No sábado, após a abertura, o professor Silvestre Prado de Souza Neto, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, falou sobre Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. À tarde, os alunos se dividiram para participar dos minicursos e palestras. Após o jantar, à noite, foram promovidas apresentações artísticas e culturais. No domingo, foi promovido o almoço de confraternização, com sorteio de brindes aos participantes.

Atualmente, a rede EAD do Câmpus Muzambinho oferece dez cursos técnicos, sendo quatro deles em parceria com o Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR). São ofertadas as seguintes capacitações: Técnico em Cafeicultura, Alimentos, Análises Clínicas, Meio Ambiente, Informática, Eventos, Reabilitação de Dependentes Químicos, Administração e Serviços Públicos. A partir de 2013, o novo curso Técnico de Vigilância em Saúde também começa a ser oferecido.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Cleciana Rangel