Atividade em campo
Seg, 18 de Junho de 2012 09:04

Turma de Meio Ambiente do polo Juiz de Fora visita Jardim Botânico da UFJF e faz Trilha ecológica na APA do Morro do Imperador

Aproveitando a folga do feriadão de 7 de junho, a turma do curso Técnico em Meio Ambiente, oferecido no polo EAD de Juiz de Fora, realizou duas atividades na companhia da tutora presencial Kátia Rotmeister. No dia 8, os alunos visitaram o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade foi acompanhada pela bióloga da instituição, Lívia Santos.

Durante a caminhada, a tutora Kátia realizou uma breve aula de campo sobre Percepção Ambiental, função e relevância das matas ciliares na dinâmica hidrológica, a importância de levantamentos fitossociológicos para o entendimento da dinâmica florestal e posteriores trabalhos de conservação, assim como breve comentário sobre Ecologia de Paisagem.

Já no domingo, 10, o grupo percorreu a trilha ecológica da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Imperador, em Juiz de fora, também conhecido como Morro do Cristo. Durante a atividade, os alunos contaram com a presença do professor Carlos Magno Adães de Araujo, que explicou aos estudantes conceitos relacionados a Unidades de Conservação, seu histórico e evolução, Unidades de Conservação em área urbana, Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), grupos e categorias de UCs, RPPNs, Unidades de Conservação em Juiz de Fora, como a Reserva Biológica Municipal do Poço D'anta. O professor ainda contou sobre seu trabalho de pesquisa, ilustrando ainda mais a aula de campo.

Os alunos tiveram momentos de troca de saberes e de muita descontração. Puderam observar todo o parque, a trilha e também falar de suas pretensões após o término do curso.

Texto: Comunicação - IFSULDEMINAS com informações do professor Claudiomir Santos.

Visita Jardim Botânico da UFJF

Trilha ecológica na APA do Morro do Imperador