Ciclo de aulas inaugurais
Seg, 19 de Março de 2012 13:08

Diretor geral preside solenidades nos polos de Ilicínea, Juiz de Fora e Cataguases

Polo_Juiz_de_Fora04Finalizado, no dia 18 de março, o ciclo de aulas inaugurais dos cursos técnicos a distância oferecidos pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Os três últimos polos a receber o diretor geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, juntamente com os coordenadores de curso, foram Ilicínea, Juiz de Fora e Cataguases. Em Ilicínea, foram oficialmente iniciadas as aulas de cinco turmas na quinta-feira, 15. “Estamos recebendo alunos que, mesmo enfrentando dificuldades, estão aqui porque o mundo tem pressa e necessita de pessoas capacitadas”, declarou o prefeito Aluísio Borges de Sousa, durante a cerimônia.

Estiveram na cidade os coordenadores Rosângela Rodrigues (Informática), Cristiane Gris (Cafeicultura), Alessandra Sandi (Alimentos), Claudiomir Santos (Meio Ambiente) e Jaqueline Funayama (Análises Clínicas). Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Adilson Pires Ferreira; o presidente da Câmara, José Romeu da Costa; a secretária de Educação, Shirley Ferreira Lemos Passos; e a coordenadora do polo, Sara Regina Paiva Viana.

“O Instituto se sente muito honrado com a presença desses novos alunos nos cursos de Educação a Distância”, declarou o diretor geral. Ele enfatizou a necessidade dos estudantes assumirem o compromisso de estar sempre em contato com os tutores, professores e coordenadores de polo, com o objetivo de buscar a qualidade de ensino. As novas turmas que iniciam as aulas neste semestre foram selecionadas por meio de sorteio público, realizado em 4 de dezembro. O processo, pioneiro, é considerado pela direção geral do Campus Muzambinho a forma mais democrática e justa de realizar a seleção dos alunos.

Em Juiz de Fora, a aula das turmas de Meio Ambiente e Informática aconteceu na tarde de sábado, 17 de março. Os estudantes foram recepcionados no Caic Núbia Pereira Magalhães Gomes, no bairro Santa Cruz. As boas-vindas foram dadas pela coordenadora do polo, Kátia Aparecida Campos, e pelo diretor Luiz Carlos, que presidiu a solenidade. Em seguida, as turmas foram divididas para que os coordenadores passassem as orientações sobre a plataforma EAD e sobre o funcionamento das atividades escolares. A tutora do Técnico em Meio Ambiente, Kátia Rotmeister, representou o professor Claudiomir.

No domingo, 18, ocorreu a aula inaugural do curso Técnico em Informática do polo Cataguases. Neste município, a sede funciona na Escola Municipal Enedina Prata. Estiveram presentes a coordenadora do polo, Marilda Matias, e a assessora pedagógica Renata Pires Caetano, que representou a secretária de Educação, Rosimere Helena Silva. “Aproveitem esse momento de estudo e tenham a certeza de que a equipe do polo Cataguases os receberá com muito carinho para ajudá-los no que for preciso”, afirmou Marilda.

No primeiro semestre de 2012, o Campus Muzambinho ampliou sua atuação para 26 municípios de Minas Gerais. Os polos EAD funcionam em parceria com as prefeituras, que dão todo o apoio logístico por meio de salas e computadores com acesso à internet. Os alunos dos cursos técnicos a distância não precisam ir ao polo para fazerem suas atividades, pois podem acessar a plataforma de qualquer computador conectado à rede. O local funciona como um ponto de apoio, onde as apostilas são entregues e os tutores presenciais auxiliam os estudantes.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS