1º Encontrão EAD
Qua, 09 de Novembro de 2011 07:30

Campus Muzambinho recebe alunos dos cursos de Educação a Distância

EAD06O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizou, nos dias 5 e 6 de novembro, o 1º Encontro de Alunos da Educação a Distância (EAD). O evento reuniu cerca de 350 estudantes dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente oferecidos nos polos que compõem a rede integrada pelo Centro de Educação a Distância (Cead) do Instituto Federal. Estudantes de diversos municípios de Minas se reuniram em Muzambinho para conhecer as instalações do campus e acompanhar uma programação de palestras e minicursos preparada especialmente para a ocasião.

A abertura aconteceu na manhã de sábado, 5, no auditório do Prédio Pedagógico. A cerimônia teve a participação do diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, do pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, que representou o reitor Sérgio Pedini, dos coordenadores de curso, Rosângela de Assis Lopes Rodrigues e Claudiomir Silva Santos, além dos coordenadores dos polos de Boa Esperança, Três Pontas, Alfenas, Juiz de Fora, Guaxupé, Muzambinho e Cataguases. “Temos o prazer de recebê-los aqui porque esta é a casa de vocês, é o local que vocês têm como referência institucional”, declarou o diretor Luiz Carlos.

Em seguida, a professora Alessandra Fracaroli Perez, vice-coordenadora de EAD da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) ministrou palestra com o tema “Vencendo barreiras e preconceitos”. Após o grande almoço de sábado, onde os participantes puderam se integrar, houve a realização de 16 minicursos dentro das áreas de informática e meio ambiente. O encerramento do primeiro dia do evento aconteceu à noite, quando os alunos dos polos fizeram diversas apresentações culturais.

No domingo, os estudantes visitaram os setores do Campus Muzambinho, guiados pelos tutores. Trinta mudas de árvores foram plantadas, de maneira a formar uma alameda que marcará a realização do 1º Encontrão EAD. Além disso, durante o almoço, foram sorteados mais de 150 brindes, trazidos pelos próprios alunos de suas cidades. O funcionários que trabalharam no refeitório nos dias do evento foram homenageados pelos participantes.

A coordenadora do Cead, Rosângela Rodrigues, conta que o Encontro foi muito positivo, pois se configurou como um momento de “genuína confraternização”. Ela destaca também alguns fatos curiosos que ocorreram, como o acampamento montado próximo ao campo de futebol, onde seis barracas foram estendidas, e a satisfação dos alunos em conhecer o campus. “Cada passo era motivo de comemoração exaltada: alunos perdidos, procurando sanitários, os elogios rasgados à nossa comida e à fartura do refeitório, o ‘esvaziamento’ do posto de vendas (dos produtos produzidos no Instituto) no domingo de manhã”, contou.

A ideia de realizar o Encontrão partiu de uma iniciativa das coordenações dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente. De acordo com Claudiomir Santos, “o evento foi realizado para unir toda comunidade de EAD do campus Muzambinho, bem como promover uma integração de alunos, professores, tutores, coordenadores e direção do Instituto”.