|
Ademir Testa Junior
Doutorando em Ciências do Movimento Humano (Bolsista Capes), Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica, Especialista em Educação Física Escolar, Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e Graduado em Pedagogia. Docente do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) e da Faculdade Orígenes Lessa (FACOL). Palestrante do Ciclo do Conhecimento pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP). Atuou como docente substituto no departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú. Atuou como docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA). Atuou como coordenador de pesquisa do curso de Bacharelado em Educação Física das FIPA. Atuou como membro da Comissão de Ética no Uso de Animais das FIPA (CEUA). Revisor da Revista Praxis Educativa (ISSN:1809-4309) e Revista Científica das FIJ (ISSN:1806-5597). Membro do Comité de Ética e Pesquisa das FIJ. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Performance Humana (UNIMEP). Elaborador de Itens do INEP - ENADE/MEC em 2016 e revisor de itens do INEP - ENADE/MEC em 2017. Avaliador de cursos superiores do Guia do Estudante da editora Abril em 2017. Professor de Educação Básica II - Educação Física da Rede Estadual Paulista de Ensino, e também da rede pública de ensino do município de Jaú. Vencedor do PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 da Fundação Victor Civita em 2009, com o projeto: Movimento, Saúde e Qualidade de Vida: a Educação Física na escola. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0801-2482.
|
|
|
Américo Valdanha Netto
Possui graduação em Bacharelado Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Estagiou na Direção Executiva dos Jogos Sul americanos Brasil 2012, coordenou o Grêmio Recreativo dos Funcionários da Empresa Whirlpool S/A, foi Diretor da Secretaria Municipal de Esportes de Rio Claro ? SP, foi docente na Faculdade Calafiori (2007-09), Faculdade ASSER (2010-15) e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro ? SP (2008-15), com experiência nas disciplinas de Gestão do Esporte e da Educação Física, Administração Esportiva, Introdução a Teoria da Educação Física e da Motricidade Humana, História da Educação Física do Esporte e da Dança, além de desenvolver pesquisas no Núcleo de Atividade Física Esporte e Saúde (NAFES) e supervisionar, no âmbito da extensão, o Programa de Exercícios Físicos em Unidades de Saúde no Município de Rio Claro - SP. Atualmente é docente do Centro Universitário Católica de Quixadá - CE (UNICATÓLICA), onde atuou como Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (2016-2018) e Coordena o Grupo de Pesquisa em Gestão de Políticas Públicas de Atividade Física para Saúde ligadas ao Processo de Envelhecimento e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa e o Projeto de Extensão de Atividade Física para Idosos.
|
|
|
Bruno Coraucci Neto
Graduado em Educação Física, com especialização nas áreas de Treinamento em Academia e, Atividade Física e Qualidade de Vida. Atualmente é Diretor do Comitê Antidoping da Confederação Sulamericana de Fisiculturismo e Fitness; Diretor Secretário da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF); e Presidente da Associação Brasileira de Estudos e Combate ao Doping; Diretor Acadêmico da IFBB Academy Brasil. Professor convidado em cursos de pós-graduação nas áreas de Treinamento Funcional e Cinesiologia e Biomecânica da Musculação. Autor dos livros Treinamento Funcional Resistido (Revinter) e Musculação: a revolução antienvelhecimento (sprint). Atua como Personal Trainer e consultor na área de treinamento físico. Formação em Dale Carnegie Course (Relações Humanas, Auto-confiança, Comunicação, Controle de Estresse, Relação Interpessoal) e Eneagrama do Comportamento Humano.
|
|
|
Camila Bosquiero Papini
Graduada (2006) no curso de Licenciatura em Educação Física, Mestre (2009) e Doutora (2015) em Ciências da Motricidade, na área de Biodinâmica da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)- Câmpus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Instituto de Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Saúde e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e comportamento sedentário, políticas públicas, intervenção de exercício físico na atenção básica e saúde coletiva.
|
|
|
Carlos Augusto Kalva Filho
Possui graduação de Educação Física Bacharelado, pela Universidade Estadual de ponta Grossa. Desde 2007 participou de projetos de Extensão e Pesquisa no Laboratório de Avaliação Física Saúde e Esportes (LAFISE), tendo ênfase nas Áreas de Fisiologia do Exercício, Avaliações Aeróbias e Anaeróbias e Treinamento desportivo. No ano de 2011 ingressou no programa de pós-graduação em fisioterapia da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), campus de Presidente Prudente, desenvolvendo projetos relacionados a validação de metodologias para avaliação de nadadores. Em 2015 foi matriculado no programa de pós graduação em Reabilitação e desempenho funcional, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, vinculada a Universidade de São Paulo (USP).
|
|
|
Cristiane Pereira de Souza Francisco
Doutoranda na pós-graduação em Educação da UFSCar, na área de Educação Escolar. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-graduação a nível de especialização em Educação Física Escolar (2007) e Educação Infantil e Alfabetização (2010). Graduação em Pedagogia pela Unesp/Univesp (2013). Pós-Graduação a nível de especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2015). Mestrado no programa de pós-graduação em Educação da UFSCar, na área de Práticas Sociais e Processos Educativos. Atualmente, é professora efetiva - PEB II Educação Física - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, ciclo I (Ensino Fundamental), Diversidade, preconceito, discriminação, exclusão, diversidade cultural, resgate de jogos e brincadeiras e manifestações corporais da cultura negra. Membro do Grupo de pesquisa Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Uma das vencedoras do Educador Nota 10, em 2017.
|
|
|
Cristina Lúcia Janini Lopes
Possui graduação em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (1992), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e faz doutorado em Gestão da Tecnologia e inovação pela Universidade Federal de São Carlos do Programa do Departamento de Engenharia de Produção. Possui 20 anos de experiência em docência. Atualmente é professora de ensino técnico e superior do Instituto Federal do Sul de Minas. Atua nas seguintes disciplinas: economia, empreendedorismo e comportamento humano. Experiência também como empreendedora do setor de Confecções e Cursinho online. Coordena o Centro de Empreendedorismo do IFSULDEMINAS, é Assessora de inovação e empreendedorismo do ELITT (escritório de transferência de Tecnologia) e articula a implantação da Incubadora de Empresas, participou como membro eleita do NAPI - Núcleo de Administração e Planejamento Institucional, Presidente e membro de Colegiados dentre outras.
|
|
|
Danilo Rodrigues Bertucci
Graduado (2007) no curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), especialização (2010) em Fisiologia do Exercício: Fundamentos para a Performance, Reabilitação e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestrado (2013) em Ciências da Motricidade na área da Biodinâmica pela Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro (UNESP). Ministrou aulas em cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia além de ministrar aulas em cursos de pós-graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia humana, fisiologia do exercício, bioquímica do exercício, avaliação física, treinamento desportivo, musculação e grupos especiais.
|
|
|
Dennis William Abdala
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (1997) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Professor assistente nível II da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor da Pós-Graduação do ENAF. Professor dos Cursos do ENAF Poços de Caldas. Coordenador do Congresso Científico do ENAF. Tem experiência na área de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Pedagogia com ênfase nas disciplinas: Conteúdo e Métodos do Ensino da Educação Física para Pedagogos, Cinesiologia, História da Educação Física, Ética Profissional, Natação I (iniciação), Anatomia Músculo-esquelético, Seminário de Monografia, TCC, Metodologia da Pesquisa, Jogos Cooperativos, Atividades Rítmicas e Expressão, Ginástica Laboral, Ginástica de Academia (Step, Flexibilidades, Jump, Ginástica Localizada, Organização e Estruturação de Academias, Hidroginástica, Spinning).
|
|
|
Eduardo Kokubun
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação desde janeiro de 2013. Coordena o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde, onde desenvolve pesquisas relacionadas aos benefícios da atividade física para a saúde, em especial na elaboração de protocolos de intervenção no setor público.
|
|
|
Erik Vinicius de Orlando Dopp
Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciência da Motricidade na UNESP Campus Rio Claro e membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde (NAFES). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho), com período de intercâmbio na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP-Portugal) durante 6 meses. Tem interesse nas temáticas de Promoção da Saúde, Atividade Física e Saúde na infância e adolescência e Saúde Coletiva. Atualmente pesquisa o tema Promoção da cultura corporal como fator de promoção de saúde para adolescentes.
|
|
|
Fabiano Fernandes da Silva
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU - (2000) e Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2009). Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco, sendo bolsista Capes ao longo do curso (2016). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física e Coordenador Institucional de Esporte, Cultura e Lazer. Tem experiência na área de Treinamento Esportivo e Educação Física Escolar.
|
|
|
Ida Carneiro Martins
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. É membro pesquisadora doo grupo Pedagogia do Movimento da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: práticas educativas na educação básica; jogos e brincadeiras; educação física escolar; formação de professores.
|
|
|
Jacqueline Cristina Jesus Martins
Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e especialização em Educação Física Escolar (2007), possui licenciatura em Pedagogia pela UNINOVE (2014). Atualmente, exerce a função de professora de Educação Física na rede municipal paulistana. Tem se preocupado com a pesquisa de práticas pedagógicas na perspectiva dos estudos culturais e na Educação de Jovens e Adultos.
|
|
|
Michelle Pereira de Carvalho Sales Silva
Possui Licenciatura Plena em Educação Física nas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), Reabilitação cardíaca e Atividades físicas pra grupos especiais - Universidade Gama Filho,
Exercícios resistidos da saúde ao envelhecimento - Usp/Cecafi e Formação Básica em Danças Circulares - TRIOM (Focalizadora) - Renata Ramos.
|
|
|
Paulo Roberto Pereira Santiago
Possui graduação em Bacharelado em Educação Física (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Ciências da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Rio Claro). Livre Docência em Biomecânica pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor Associado (MS5 nível 1 em RDIDP) da Universidade de São Paulo - USP, na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). É orientador permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação Física e Esporte da (EEFERP - USP) e Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP - USP). Atua principalmente nas áreas da biomecânica, bioengenharia e engenharia de computação aplicadas ao esporte e exercício físico.
|
|
|
Renato Aparecido de Souza
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas (2003), especializações em Biomecânica pela Unicamp (2006) e Fisiologia do Exercício pela Unifesp-EPM (2008). Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade do Vale do Paraíba-IP&D (2006) e doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba-IP&D (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho.
|
|
|
Ronaldo Mattar
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física - Universidade de São Paulo - USP (1993), pós-graduação em Fisiologia do Exercício - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - Escola Paulista de Medicina - EPM (1996). Atualmente, é Professor de Educação Física, Empresário e Atleta Amador. Possui experiência didática em Diversas palestras sobre os seguintes temas: Workshop de Bioimpedancia, Calorimetria e Antropometria, Avaliação da Composição Corporal: histórico, princípios metodológicos e aplicações, Bioimpedância: histórico, princípios metodológicos e aplicações, Calorimetria Indireta: histórico, princípios metodológicos e aplicações, Avaliação Física em Academias, Exposição e demonstração de equipamentos para Avaliação Física, Avaliação Nutricional e Medicina Desportiva, Race Across America (RAAM): Cruzando a América Sobre 2 rodas. Aspectos Nutricionais, Fisiológicos, Logística, Motivação e Trabalho em Equipe.
|
|
|
Rubens Venditti Junior
Nomeado para cargo efetivo na função de Professor Assistente Doutor, referência MS-3.1, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Bauru) em decorrência de concurso público de títulos e provas autorizado pelo Despacho 646/2012-RUNESP, referência MS-2, proveniente do quadro de pessoal da própria Unidade, com lotação no Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP-40 horas), aplicado por Portaria UNESP, em regime autárquico. Publicado (Imprensa Oficial-SP) em 24/05/2013, em Exercício desde 15/07/2013. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na modalidade de Bacharelado em Treinamento em Esportes (2001), Licenciatura Plena em Educação Física (2004). Também se titulou com Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005), na área de Pedagogia do Movimento e Doutorado em Educação Física e Sociedade, na Linha de Aspectos Psicológicos do Movimento Humano (Psicologia do Esporte e do Exercício), período de 2005 a 2010. Pós-doutoramento (1) finalizado na Unesp Rio Claro, em Autoeficácia, Motivação e Estados Emocionais, no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2015-2016). Experiência na área de Educação Física Escolar, Recreação e Lazer e Docência no Ensino Superior (Ensino, Pesquisa e Extensão), com ênfase em Atividade Motora Adaptada, Psicologia do Esporte e do Exercício e Pedagogia do Esporte. Atuou 12 anos no ensino superior em instituições de Educação Física no estado de São Paulo e Minas Gerais, em cursos de graduação e pós-graduação, antes de assumir o cargo efetivo concursado mencionado. Os temas relacionados a seu escopo de pesquisa são os seguintes: formação profissional, educação física adaptada, pedagogia do esporte adaptado, motivação do professor, educação física escolar, autoeficácia e atividade docente. Gestor e coordenador do Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa em Motivação, Aspectos Psicológicos e Pedagógicos do Esporte (NEMAPPE), que integra o Laboratório de Atividade Motora Adaptada, Psicologia Aplicada e Pedagogia do Esporte (LAMAPPE/ Unesp Bauru- FC/DEF) e o Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicologia e Pedagogia do Esporte Adaptado (GEPPEA- Unesp Bauru). Colaborador e integrante do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte)/ Unesp Rio Claro/ IB- Departamento de Educação Física, de 2014 a 2017.
|
|
|
Tatiana Maria Capuzzo Tiziano
Possui Licenciatura Plena em Educação Física - FMU, Pós-Graduação Lato Sensu em "Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor" - Universidade Estácio de Sá Graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado - FMU, PÓS-Graduação em "Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor" - Universidade Estácio de Sá e Formação Básica em Danças Circulares - TRIOM (Focalizadora) - Renata Ramos.
|
|
|
Urbano Dario Cracco Junior
Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2007). Especialização em Treinamento Personalizado e Musculação pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2010). Atua profissionalmente como Personal training desde 2008. Atleta de ultramaratona. Ministrante de cursos de aperfeiçoamento na área de Treinamento Físico.
|
|
|
Valéria Duarte Garcia
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Percepção Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, deficiência física, extensão universitária, esporte adaptado, educação física adaptada e movimentação natural.
|
|
|
Wedson Guimarães Nascimento
Licenciado e Bacharelado em Educação Física pelo IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Período sanduíche na Universidade do Porto, na Faculdade de Psicologia e ciências da Educação. Experiência com projetos de extensão no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência e Pró-Saúde, no Programa Saúde da Família. Atualmente, membro do Núcleo de Aividade Física, Espore e Saúde (NAFES), UNESP - Rio Claro. Interesses em, Atividade Física e Saúde, Educação Física e Saúde Coletiva e Atividades Físicas / Esportivas e desenvolvimento humano.
|
|
|
Wonder Higino Passoni
Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro), Mestre em Motricidade Humana, área de Biodinâmica da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro) e Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE - USP/São Paulo). Experiência docente nas disciplinas de Treinamento Desportivo, Fisologia do Exercício, Nutrição Aplicada ao Exercício, Atletismo, Medidas e Avaliação em Educação Física e Nutrição para cursos de graduação em Educação Física e Estética. É professor dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-Campus Muzambinho. Tem como Linha de pesquisa variáveis relacionadas a prescrição do treinamento aeróbio, anaeróbio e de força bem como suas inter-relações.
|
|
|
|