Login



Visita Técnica
Qui, 08 de Setembro de 2011 13:38

02No dia 27 de maio, o Polo da Rede de Cássia representado pela 1ª turma do curso Técnico em Edificações, visitou os laboratórios da FEP (Faculdade de Engenharia de Passos), que pertence a FESP (Fundação de Ensino Superior de Passos), onde foram recebidos pelo Prof. Ivan Francklin Júnior, o qual apresentou os laboratórios:

Química - Os alunos do Polo de Cássia e da FESP, assistiram a uma demonstração de reação química entre cloreto de potássio e nitrato de prata.

Hidráulica - Foram apresentados equipamentos pelos quais são simulados testes, desde tubulações residenciais até construção de barragens, sendo usado ar comprimido e água.

Mecânica dos Solos - Foram demonstrados vários tipos de solos e rochas,  além de uma explicação de como são feitos estudos desde o laboratório até “in loco”.

05Já o laboratório de materiais de construção, foi o foco da visita, os discentes puderam conhecer os vários materiais e sua resistência. Foram demonstrados equipamentos de testes de compressão, tração, elasticidade, torção, flexibilidade, cisalhamento, flambagem e corpos submetidos a testes. Durante as demonstrações foi explicado desde como são realizados os testes até cálculos para realização dos mesmos.

O corpo docente da área de engenharia da FESP está desenvolvendo duas pesquisas voltadas para o reaproveitamento de rejeitos produzidos pela mineração de cimento portland em Itaú de Minas e também da mineração do quartzito, em Alpinópolis, mais conhecidos como pedra mineira. Eles estão sendo pioneiros no estudo do reaproveitamento dos resíduos de escória que são geradas 20 toneladas por hora e que são jogadas no “bota fora” da indústria.

A faculdade demonstrou seu interesse em prol do meio ambiente, demonstrando que todos devem usar os conhecimentos, sendo qualquer mérito consequência deste esforço, tais como o desenvolvimento de uma nova liga usando resíduos.

Por último, os visitantes conheceram a câmara úmida e suas funções. Ela não permite que o concreto seque rápido e que a cura do concreto seja em tempo certo para alcançar a resistência ideal para a realização dos testes de prova.

Os discentes do curso Técnico em Edificações agradecem a FESP, representada pelo diretor da Faculdade de Engenharia Manoel Reginaldo Ferreira; a prefeitura de Cássia/MG, que proporcionou o transporte; a professora Cássia Cáris pelo empenho e ao Prof. Ivan Francklin Júnior que conduziu a turma durante toda a visita.

01

03

04