Duplicação de avenida
Qua, 19 de Janeiro de 2011 09:27

10Iniciadas no ano passado, as obras de duplicação da principal via de acesso ao Campus Muzambinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão a pleno vapor. Desde 8 de novembro, duas empresas trabalham na retirada de árvores localizadas na subida para os prédios da instituição. O trabalho, feito dentro dos padrões da legislação ambiental, é acompanhado por técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e agentes da Polícia Militar do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador do setor de mecanização agrícola, Altieres Paulo Ruela, o corte é feito em árvores selecionadas para não agredir o meio ambiente. No último dia 14, seis toras foram doadas para a Prefeitura de Muzambinho. Devido às últimas chuvas, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou o material, em caráter de urgência, para recuperar pontes rurais destruídas pela enxurrada.

A retirada dos eucaliptos é realizada com o auxílio de tratores e caminhões adequados para a execução do trabalho. Cerca de 375 metros cúbicos de madeira já foram recolhidos. O trânsito na via é controlado com o apoio da Polícia Militar de Muzambinho.

Além de facilitar o acesso, a duplicação irá organizar o fluxo de automóveis na entrada e saída do campus. No período de aulas, o tráfego é intenso e, com a obra finalizada, eventuais problemas de circulação serão evitados. A primeira etapa do projeto já está concluída e os trabalhos estão concentrados na subida para o campus. A abertura da nova pista, com a terraplanagem do terreno, começa a ser feita a partir de fevereiro, quando o corte de árvores for finalizado. No total, 12.705 metros quadrados serão pavimentados. Também serão construídos canteiros centrais e calçadas para pedestres.