Cursinho Popular
Ter, 08 de Novembro de 2016 08:04

Professores do Campus Muzambinho promovem cursinho popular preparatório para o ENEM 2016.

Cursinho 3

Entre os dia 19 de setembro e 03 de novembro, quatorze professores do Campus Muzambinho e mais duas colaboradoras externas, realizaram o "Cursinho Popular Salvador Allende".

O projeto de extensão foi coordenado pelo professor Tarcísio Souza Gaspar e o cursinho foi ministrado para 30 alunos, do último ano do ensino médio, da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida de Muzambinho – MG.

Ao todo 47 alunos manifestaram interesse pelo curso. Mas apenas 30 alunos foram selecionados com base em seus desempenhos e históricos escolares.

Segundo a aluna Andressa Maria dos Santos, o curso foi ótimo. “Apesar das poucas semanas, deu pra tirar várias dúvidas e dar um gás final para fazer o ENEM. Os professores são ótimos e só tenho a agradecer a cada um que me ajudou nessa reta final".

Segundo o coordenador do projeto, Tarcísio Gaspar, “ao trabalhar com a noção de educação popular, consagrada em seu título, o Cursinho Popular teve motivação crítica, voltada à problematização de padrões, preconceitos, desigualdades e outros estigmas sociais existentes em nosso meio, assumindo compromisso ético-político com a transformação qualitativa da sociedade capitalista contemporânea”.

Cursinho 2

O professor ainda ressaltou que a escolha do nome do cursinho teve como objetivo homenagear o ex-Presidente Chileno e evidenciar a necessidade de construção de uma sociedade mais igualitária. “Congregando um núcleo bastante heterogêneo de professores, o projeto respeitou a diversidade política, intelectual e pedagógica de seus participantes, ao mesmo tempo em que reuniu essa heterogeneidade nos quadros de uma educação democrática, dedicada à defesa da liberdade de pensamento e da autonomia intelectual, preceitos fundamentais da democracia. Nesse sentido, a homenagem à memória de Salvador Allende (1908-73), célebre presidente chileno, expoente da primeira experiência de socialização democrática colocada em prática num país latino-americano, experiência essa barbaramente encerrada pelo golpe de militar que instaurou uma das mais violentas ditaduras do século XX, pretendeu reverenciar os valores democráticos e a luta pela construção de sociedade mais justa e livre”.

As aulas foram realizadas na unidade do IFSULDEMINAS, Dr. José Januário de Magalhães, de segunda a quinta-feira, no período noturno e contou com o apoio dos professores Leandro de Castro Guarnieri, Leandro Gustavo da Silva, Usha Vashist, Carlos Renato Soares, Éder Perassa, Hugo Baldan, Lia Polegato Castelan, Vanessa Paixão, Renê Lepiani Dias, Marcio Maltarolli Quida, Marcos Roberto Candido, Mateus Camargo Pereira, Renato Mazzeu, Simone Villas Ferreira, Manuel Messias e Fernando Magalhães Sene. E com o apoio técnico e logístico de Cristina Lúcia Janini Lopes, Fernando Magalhães e Laura Paim.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte
FOTOS: Tarcísio Souza Gaspar