Login



Paisagismo
Qui, 08 de Maio de 2014 10:48

Com participação de alunos, Câmpus renova paisagismo visando qualidade estética e melhora no padrão visual.

Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, coordenado pelo técnico Juliano Rangel, realiza novo paisagismo nos canteiros de entrada do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

O trabalho foi efetuado no mês de maio e serviu também como aula prática para os alunos do curso Técnico em Agropecuária que participaram da ação.

A primeira etapa foi a contenção do solo com gramado e a transferência de mudas do Bloco H que passa por uma revitalização dos seus jardins. Com isso foi feita uma reciclagem de plantas ornamentais pois, segundo Juliano Rangel, “uma planta nunca é jogada fora, é reciclada para outra área ou vai para o viveiro para produção de novas mudas”.

É importante ressaltar que o viveiro de plantas ornamentais foi criado em 2011 e o Câmpus Muzambinho é, atualmente, autossuficiente neste tipo de cultivo.

Em 2009 a área de jardins do Instituto ocupava 4.000 metros quadrados e hoje esse número saltou para 45.000 metros quadrados. Isto representa um crescimento de mais de onze vezes (1.125%).

O trabalho do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo é diário e a tendência é de crescimento das áreas ajardinadas para acompanhar o crescimento do Câmpus.

Como diz o educador Rubem Alves: “Fora da Beleza não há salvação”. O trabalho do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo é fundamental para manter e aprimorar o padrão estético, melhorando assim a qualidade de vida, o conforto visual e o ambiente para funcionários, estudantes e visitantes.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: