Dia nacional do surdo
Qua, 26 de Setembro de 2012 10:23

Dia nacional do surdo, já ouviu isto?

Anualmente, no dia 26 de setembro, é comemorado no Brasil o dia nacional do surdo. A data foi escolhida por ter marcado a fundação, no Rio de Janeiro, no ano de 1857, da primeira escola brasileira que possuía como objetivo atender a esse tipo de deficiência.

O dia foi instituído para comemorar as vitórias alcançadas na luta pela inclusão dos deficientes auditivos na sociedade, vitórias as quais inclui-se a oficialização das libras, a linguagem por símbolos utilizada para se comunicar como sua primeira língua oficial, permitindo assim um maior acesso à informação, dentre outras conquistas que garantem a inclusão destas pessoas na sociedade, inclusive no ensino regular, técnico e superior.

No IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho existe o NAPNE, núcleo que tem como objetivo o apoio aos alunos com necessidades especiais, que apoia e trabalha por esta plena inclusão de todos em nossa comunidade acadêmica. Recentemente, uma aluna portadora de deficiência auditiva conclui o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Texto: Napne - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas