NIT-ELITT parabeniza

Câmpus Muzambinho realiza o primeiro depósito de patente e primeiro registro de software.

No dia 11 de Novembro, o IFSULDEMINAS realizou o primeiro depósito de patente junto ao INPI (Instituto Nacional de Produção Industrial) do Câmpus Muzambinho. O processo foi realizado em parceria com o Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-ELITT) e um ex-aluno do curso de Engenharia Agronômica, Marco Antônio Pereira de Ávila, que desenvolveu o produto.

Nesta mesma semana, foi realizado também o registro de um software criado por uma aluna do curso de Ciências da Computação, Nilva Alice Gaspar, sob a orientação dos professores Tiago Gonçalves Botelho (Câmpus Muzambinho) e Vinícius Alves Silva (Câmpus Passos) e pelo aluno Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido (ex-aluno do curso superior de Engenharia Agronômica, atualmente mestrando em Agrometeorologia UNESP-Jaboticabal) orientado pelos professores Paulo Sérgio de Sousa (Câmpus Muzambinho) e Glauco Souza Rolim (UNESP-Jaboticabal). Essa iniciativa consiste num software que trabalha dados meteorológicos.

Ambos processos (patente e registro de software) foram enviados ao INPI pelo Núcleo de Inovação Tecnológica vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IFSULDEMINAS.

O NIT-ELITT parabeniza os autores pela excelente iniciativa de gerar estas inovações tecnológicas, por patentes ou softwares. Vale lembrar que a criação destas tecnologias abre portas para o futuro profissional destes autores e engrandece a Instituição, pois a partir destes documentos inicia-se um movimento tecnológico e de empreendedorismo local.

A partir da entrada destes documentos, o INPI tem o prazo de 18 meses para publicação no site para patentes e libera o registro de software em um prazo aproximado de 12 meses. Para patentes, o pedido é analisado em duas etapas: a primeira (com prazo de 12 meses) avalia a novidade da invenção, isto é, confere a nível mundial se a invenção é realmente nova. Concluída esta etapa, o INPI começa a segunda fase que avalia a parte formal do pedido, ou seja, a conferência das normas, redações e demais formalidades.

Uma vez depositada (enviada) a patente junto ao INPI, os autores já podem começar a usar a tecnologia, por processos de licenciamento e/ou transferências dessas tecnologias com empresas parceiras, que deverão ser feitas em comum acordo entre as partes interessadas do IFSULDEMINAS (Reitoria e Câmpus Muzambinho), os autores da invenção e as empresas de interesse comercial.

Para mais informações, entre em contato com NIT-ELITT-Muzambinho pelo telefone 3571-5102.

Texto: IFSULDEMINAS - CÂMPUS Muzambinho com informações do prof. Gustavo Rabelo Botrel Miranda (Coordenador do NIT-ELITT-Muzambinho) e Rita de Cássia Ferreira e Silva (Assessora de Inovação).