Curso do INPI

Membros do NIT participam de Curso de Extensão em Propriedade Industrial do INPI no Rio de Janeiro.

nit homeEntre os dias 19 e 23 de maio membros do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia - ELITT, do Câmpus Muzambinho, vinculado ao Núcleo de inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS, participaram do curso de Extensão em Propriedade Industrial oferecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

O curso, realizado no Rio de Janeiro, foi direcionado a participantes que já atuam na área de inovação e que já tenham realizado, no mínimo, o curso DL-101P BR da WIPO (World Intellectual Property Organization).

Assim, os representantes do ELITT aptos a participarem do curso, foram o professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda, coordenador do Escritório Local – Câmpus Muzambinho, João Marcelo Ribeiro membro do ELITT – Câmpus Muzambinho e Leonardo Rubim Reis coordenador do ELITT – Câmpus Machado.

Segundo João Marcelo, o curso teve como objetivo “aprimorar o conhecimento de pessoas que atuam com a criação e a inovação de produtos nas diversas áreas de conhecimento. Ou seja, o participante do curso aprende os procedimentos legais para a busca e o correto registro de marcas e patentes, com a finalidade de proteger a criação/inovação”.

Ainda segundo João Marcelo, através desse curso os Núcleos de Inovação Tecnológicas os participantes aprimoraram seus conhecimentos para registrar marcas e patentes, visando garantir os direitos às criações e inovações feitas por toda comunidade (acadêmica ou não).

Segundo Gustavo Rabelo Botrel Miranda, "o curso serve para capacitar profissionais relacionados a inovação tecnológica, mais especificamente, em propriedade industrial onde se trabalha com patentes, marcas, estratégias de transferência de tecnologia, desenho industrial e indicação geográfica . O curso abordou os assuntos relacionados a patente, PCT (um modo mais rapido depositar patentes), marcas e busca de anterioridade de patentes. Este último será passado aos professores e alunos interessados no Câmpus Muzambinho".

Os interessados deverão entrar em contato com o Professor Gustavo Botrel ou com o Agente de inovação Adolfo Luiz Carvalho no Escritório Local de Inovação - ELITT.

TEXTO: Tatiana Duarte.

Confira as fotos: