PRONATEC
Seg, 15 de Dezembro de 2014 12:43

Demonstração de produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso de Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças

Feira 05Em 11 de dezembro, aconteceu uma demonstração de produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso de Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças. Essa iniciativa aconteceu no Complexo Agroindustrial do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e o curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Com a temática sobre “Feira”, os participantes degustaram vários produtos como doces e salgados e também receberam brindes (geleias, produtos minimamente processados, conservas, dentre outros) produzidos pelos próprios estudantes do curso.

O evento contou com a participação da Coordenadora-Adjunta, prof.ª Alessandra Lima Santos Sandi, da supervisora, prof.ª Mara Regina Goulart Campedelli, dos orientadores, Cláudio Antônio Batista e Maria Glorete de Oliveira, e dos apoios, Luiz Fernando de Oliveira, Rui Campedelli e Cleciana Rangel.

Ao todo, os treze alunos do curso foram divididos em turmas para criarem empresas fictícias do ramo alimentício (as empresas criadas foram: Pra Mamãe Alimentos, Bom Sabor e Tia NeNém). Esse projeto exigiu um trabalho na escolha do nome da empresa, do tipo de rótulo e do processamento dos produtos que seriam apresentados nesta feira.

Dessa forma, a Feira foi criada para apresentar e colocar em prática o que os alunos aprenderam durante os quatro meses e meio de curso - desde a preparação e a manipulação dos alimentos até a fase final do produto (embalagem).

"Quando se prepara um produto para venda é fundamental pensar na embalagem, pois agrega valor ao que está se vendendo e à marca", disse a professora Creuzair.

Feira 10O professor Mateus de Oliveira destacou o crescimento e o desenvolvimentos dos estudantes durante o curso: "Buscamos dar uma visão ampliada da produção: detalhes da manipulação e processamento, formas de exposição, técnicas de venda de acordo com a demanda do mercado. E conseguimos superar as nossas expectativas com essa turma. Muitos aqui nunca tiveram contato com cozinhas industriais e, hoje, já estão preparados para trabalhar nesse mercado".

Por misturar aspectos de produção e marketing, a multidisciplinaridade é um dos fatores relevantes que a feira proporcionou. “Dá pra perceber que foram utilizados vários conceitos comerciais, como o empreendedorismo, a propaganda e também a alimentação. Essa atividade criativa estimula os alunos sobre aspectos práticos de produção e venda”, comentou Luiz Fernando de Oliveira, funcionário do Pronatec que participou da Feira.

"Além de podermos aperfeiçoar nossos conhecimentos, conseguimos aprender técnicas e normas corretas de trabalho com os alimentos. A importância da higienização dos produtos, por exemplo, e sua importância para a qualidade do produto final que vai ao mercado ou para o consumo em casa", explicou o estudante João Marcos de Souza.

No último dia de curso, 12 de dezembro, os alunos apresentaram os trabalhos para conclusão do curso. Durante as aulas, os professores exigiam relatórios aos estudantes para que eles descrevessem as receitas e, com isso, desenvolverem um caderno de receitas com tudo que foi produzido durante o curso.

Texto e fotos: Cleciana Rangel.

Revisão: Lucas Constantino.

Confira as fotos:

Demonstração de produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso

Apresentação do caderno de receitas